O Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP) realizou testes pré-clínicos comparativos entre o composto fitoterápico chamado pholianegra e a Sibutramina, remédio para emagrecimento que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda decide se deve ser proibido no Brasil. Nos experimentos feitos em ratos, a pholianegra, extraída de variedades de ervas do gênero Ilex, mostrou-se eficaz na redução de peso, com uma diminuição de cerca de 10% do índice de massa corpórea dos animais ao ser administrada por 30 dias, equivalente à obtida com a Sibutramina.

– Ao contrário da Sibutramina, que age no cérebro, a pholianegra atua no estômago, fazendo com que retenha o alimento por mais tempo e prolongando a sensação de saciedade – explica a bióloga Maria Martha Bernardi, professora da USP e responsável pelo estudo.

Leia também:  Palanque sem deputados e senadores

Segundo a especialista, não foram registrados efeitos tóxicos do extrato da erva nos ratos, como pelos arrepios, tremores ou depressão. Já a Sibutramina foi associada a um aumento da pressão arterial e teve sua comercialização proibida nos EUA e União Europeia. Ela admite, no entanto, que ainda não existem estudos sobre os efeitos de longo prazo do consumo da pholianegra, que pretende conduzir como parte de seu projeto de doutorado.

As ervas do gênero Ilex, mais de 600, têm diversos usos tradicionais em várias culturas. No Brasil, a mais famosa delas é a Ilex paraguariensis, mais conhecida como erva-mate. Outras, como a Ilex vomitoria, são usadas como eméticos e estimulantes. Embora não tenha registro na Anvisa, a pholianegra já é usada como insumo na fabricação de remédios para emagrecer e vendida em farmácias de manipulação brasileiras.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/08/02/composto-fitoterapico-para-emagrecimento-tem-eficacia-similar-da-sibutramina-comprova-usp-925048405.asp#ixzz1U4Jf3gN6
© 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.