Agora MT Esportes Atletismo Duda com lesão tem poucas esperanças na busca de uma medalha em...
DUDA

Duda com lesão tem poucas esperanças na busca de uma medalha em 2016

Da redação com UOL Esporte
VIA

Mauro Vinícius da Silva, o Duda, é bicampeão mundial indoor de salto em distância e uma das poucas esperanças do atletismo em busca de uma medalha em 2016. Mas o atleta de 28 anos entrará em uma das temporadas mais importante de sua carreira sob pressão. Por causa de uma lesão no joelho esquerdo, não competiu durante todo o segundo semestre de 2015 e ainda não tem o índice para participar da Olimpíada. A busca só começará em janeiro, quando voltará a saltar. Até lá, seu foco será todo nos treinos para recuperar o tempo perdido.

Submetido a uma artroscopia em agosto para a retirada de um corpo estranho do joelho – a segunda cirurgia de sua carreira -, Duda só retomou os treinamentos na segunda quinzena de outubro. Nas primeiras atividades, não sentiu nenhum incômodo, o que lhe deixa animado para o que virá pela frente.

“Estou treinando com 100% da minha capacidade. Não sinto mais dores. A pré-temporada está se desenhando do jeito que eu quero. Depois da operação, não aguentava mais ficar fazendo fisioterapia. Foi frustrante ficar fora do Pan (de Toronto) e do Mundial (de Pequim). Foi uma decepção particular. Claro que foi por conta de algo que foge do meu controle que é uma lesão, mas fiquei frustrado”, disse Duda.

“Por sorte, tenho uma genética muito boa e não engordo mesmo ficando parado. Até acabo perdendo massa muscular. Por isso, tratei de me alimentar muito bem neste tempo em que fiquei parado”, disse o saltador, que tem 1,83 m e pesa 69 quilos.

Para conseguir a classificação para a Olimpíada, Duda precisará saltar ao menos 8,15 m até o dia 3 de julho de 2016, quando tem fim a janela de obtenção de índices. Uma marca que é bastante inferior ao seu recorde pessoal de 8,31 m, mas que o atleta não conseguiu fazer em 2015 nas poucas competições em que esteve presente.

“Não fico angustiado (por não ter a marca ainda). Acho até melhor fazer a marca próximo da Olimpíada para chegar bem. E conseguindo esta vaga tenho em mente que quero superar estes 8,31m. Aí com certeza poderei brigar pelo pódio”, afirmou.

E Duda tem razão. Vice-campeão do último Mundial, o australiano Fabrice Lapierre saltou 8,24 m. O campeão Greg Rutherford (GBR) fez 8,41 m.

“Estou trabalhando para melhorar minha velocidade e explosão”, afirmou.

Antes da Olimpíada, porém, Duda pensa no tricampeonato Mundial Indoor. Mas para isso também ainda precisará obter a classificação para o evento que será realizado entres os dias 17 e 20 de março na cidade americana de Portland (EUA). E a marca exigida é de 8,18m.

“Mesmo com pouco tempo para conseguir este índice, eu me vejo sim no Mundial”, diz um confiante Duda.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas