Foto: assessoria

O prefeito municipal José Carlos do Pátio (PMDB) se reuniu com representantes do setor de confecções do município nesta segunda-feira (07/08). A audiência requerida pelo vereador Ananias Filho (PR), visava buscar apoio para a formação de mão-de-obra qualificada. Durante a audiência, foi apresentado ao prefeito um projeto elaborado pelo Instituto Tecnológico de Gestão Estratégica e Organização Social Sustentável (IGEOS), que visa ampliar a formação de profissional na cidade, através de parceria entre o IGEOS, a prefeitura e o Setor de Confecções.

De acordo com a diretora do Sindicato das Indústrias do Vestuário da Região Sul do Estado (Sinvest-Sul), Claudia Fagotti, o setor vem sendo penalizado com falta de profissionais no município, o que tem dificultado a expansão do setor. “Hoje existe uma demanda muito grande na formação de profissionais na cidade, o que tem dificultado a expansão das confecções. Tenho na minha empresa 60 funcionários e ainda tenho vagas abertas para contratações e não tenho encontrado em Rondonópolis esses profissionais. O poder executivo precisa nos ajudar. Temos incentivos, mas falta formação”.

Leia também:  Simpósio sobre dignidade humana será realizado em Rondonópolis

Entre as reivindicações entregues ao prefeito, o setor pede ajuda na abertura de cursos e faculdades que ofereçam o conhecimento necessário para atender toda a cadeia têxtil, de confecções e moda que está sendo exigida hoje em Rondonópolis, apoio na formação de costureiras, a criação de “Shopping Atacadista”, onde empresas e facções possam participar, fortalecer parcerias com empresas como Santana Têxtil para que possam vender para empresas locais e apoiar ativamente na realização de eventos já consagrados, como o “Rondonópolis está na Moda”.
“Rondonópolis tem tudo para se tornar um grande pólo têxtil. No entanto, não adianta ter indústrias e empresas e não contar com profissionais qualificados para atender a demanda do setor. O que o setor busca hoje é uma parceria com o poder executivo e IGEOS para trabalhar a formação de costureiras para atender o mercado e até mesmo a formação de novos empreendedores”, ponderou Ananias Filho.

Leia também:  Casario tem espetáculo de teatro nesta sexta-feira

Com o projeto em mãos, o prefeito demonstrou interesse em trabalhar junto com o setor e com o IGEOS na formação de mão-de-obra qualificada no município. “Quero aproveitar para parabenizar a iniciativa do vereador em trabalhar junto ao setor de confecções, na formação de profissionais no município. Vamos estudar a parceria com o setor, mas com a garantia que as pessoas que serão formadas saiam empregadas ou aptas a abrir o próprio negócio”, declarou assegurou o prefeito.

Participaram da reunião o deputado Federal Wellington Fagundes (PR), os vereadores Adonias Fernandes (PMDB), Olímpio Alvis (PR), o secretario de Desenvolvimento Econômico, Valdemir Castilho e a presidente do IGEOS, Ângela Damian.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.