Foto assessoria

Nove famílias de horticultores da região do bairro Pedra 90 se reuniram ontem com o vereador Adonias Fernandes (PMDB) que fechou compromisso com as mesmas, garantindo sua permanência no local. Em contrapartida, elas deverão passar a utilizar produtos orgânicos em suas atividades, como forma de preservar o ecossistema daquela área.

Esses pequenos produtores exploram a atividade em uma área de 250 m2,de propriedade do município, onde produzem vegetais e legumes que são comercializados naquela região e também em toda a cidade. Ficou decidido na ocasião que as famílias passarão a receber acompanhamento e orientações sobre o benefício do uso de produtos orgânicos, como forma de que possam dar continuidade à atividade, desde que preservem o ecossistema do Escondidinho, já que os lotes ocupados se localizam próximos a esse local e suas águas são utilizadas pelos pequenos produtores para a atividade.

Leia também:  Força Tática, CAR e viaturas da PM realizam operações em Rondonópolis

“A condição para que as famílias possam permanecer na área, é a de que usem produtos orgânicos e não agridam o meio ambiente”, disse o vereador Adonias Fernandes, que é um dos autores do projeto que transformou o Escondinho em Parque Municipal. Segundo ele, o setor de Habitação irá demarcar a área que caberá a cada família e conceder o respectivo título definitivo de posse, “além da Secretaria de Agricultura estender todas as orientações sobre o cultivo correto das hortaliças e fornecer parte das sementes necessárias”.

A reunião contou ainda com as presenças do gerente do Setor de Habitação do município, Odair José, da gerente do Núcleo de Extensão, e da gerente do Núcleo Econômico, da Secretaria Municipal de Agricultura, Elisvânia Vieira de Araújo e Fabiana David Torres, respectivamente, do presidente do bairro, Edimário Porto Laroca, do vice-presidente Jovem Carlos da Silva (popular Itiquira), do ex-presidente do Pedra 90, Ailton Celestino, Jaime Gonçalves de Araújo e do presidente da ONG “Guardiões do Escondidinho”, Luiz Carlos da Costa.

Leia também:  Temporal deixa casas destelhadas, sem energia e uma pessoa ferida em Rondonópolis

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.