Foto: Internet

Mulheres e homens saudáveis de diversas idades podem ser afetados pela falta de libido. As causas vão desde fatores psicológicos até alterações hormonais, passando pelo desgaste da relação. Na maioria dos casos, a acupuntura pode ser uma grande aliada.

O tratamento é feito com aplicações de agulhas finas e descartáveis. O paciente quase não sente dor, e o recomendado é pelo menos uma sessão de uma hora por semana.

“Trabalhamos com determinados pontos que liberam mais testosterona e estrogênio, o que permite a recuperação da libido, especialmente quando os problemas são psicológicos”, explica a terapeuta Aparecida Enomoto.

Segundo especialistas, a falta de libido atinge mais as mulheres, especialmente em momentos de variação das taxas hormonais, como os dias próximos à menstruação e os períodos da menopausa e do início da gravidez.

Leia também:  Uma gordura que faz bem para o cérebro

Já os homens padecem mais de problemas psicológicos. “O homem é muito mais orgulhoso e se cobra mais. Algumas mulheres veem como algo normal não atingir o orgasmo numa relação e partem para outra. O homem acaba falhando pelo medo de falhar de novo”, diz o ginecologista Domingos Mantelli.

O desgaste na relação de um casal também é um motivo comum da perda de libido. O nascimento dos filhos e o aumento das responsabilidades na relação podem levar a uma diminuição da atração sexual entre o casal. Para a terapeuta, outro vilão é levar trabalho para casa. “Problemas no escritório podem afetar diretamente na hora do sexo entre um casal. Quem é casado e trabalha junto perde a libido antes da hora”, afirma a médica.

Leia também:  Problemas de visão entre as crianças: como notar os sintomas?

Segundo Aparecida, a acupuntura dá bons resultados para mulheres na menopausa, quando fatores como ressecamento vaginal e alteração na concentração de hormônios podem levar à perda da libido. Na ocorrência de alguma queixa, o recomendado é procurar um ginecologista ou urologista, para eliminar fatores físicos ou doenças que tenham levado à falta de apetite sexual, antes de iniciar a acupuntura.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.