No primeiro dia de disputas da Copa do Mundo do Cazaquistão, o Brasil subiu ao pódio três vezes. Maria Portela (70 kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) perderam na final e ficaram com a prata na disputa. Já Luciano Corrêa (100kg) levou o bronze e repetiu o resultado da última semana, na Copa do Mundo do Uzbequistão.

Neste domingo, o Brasil volta aos tatames no Kazaquistão com Breno Alves (60kg), Luis Filho (60kg), Luiz Revite (66kg) e Nacif Elias (81kg). A Copa do Mundo do Kazaquistão conta pontos para o ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô. A medalha de ouro de ouro em uma etapa de Copa do Mundo vale 100 pontos para o ranking da FIJ. A prata garante 60 pontos na lista, enquanto o bronze vale 40.

Leia também:  Cuiabá sediará torneio de luta em pé

O ranqueamento mundial também faz parte do critério de classificação olímpico estabelecido pela FIJ para Londres 2012. Garantem vaga nas Olimpíadas os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas no ranking. Apenas um atleta por país lutará as Olimpíadas.

Para ficar com a a medalha de prata, Maria Portela venceu Dinara Kudarova (KAZ) por ippon e na semifinal bateu, também por ippon, Nataliya Smal (UKR). Na decisão, a judoca foi superada pela suíça Juliane Robra por ippon.

Já Maria Suelen venceu por ippon Maryna Slutskaya, da Bielorrússia, e Maryna Prokofyeva, da Ucrânia. Na final, perdeu na decisão dos árbitros (hantei) para Gulzhan Issanova , judoca da casa.

Leia também:  Inscrições para 1° Duathlon Rondon estão abertas até 15 de maio

Luciano Corrêa repetiu o resultado da semana passada no Uzbequistão. Na primeira rodada, venceu por yuko o uzbeque Bekhzod Kulmatov. Depois, passou também por yuko pelo russo Adlan Bisultanov. Na semifinal, o brasileiro foi superado por yuko por Utkir Kurbanov, do Uzbequistão, e, na disputa do bronze, venceu por ippon o cazaque Ruslan Abdrazakov.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.