Foto Internet

Os integrantes dos espetáculos teatrais vencedores da 8ª Edição do Fetran – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – visitam Brasília (DF), durante esta Semana da Pátria. Acompanhados de policiais rodoviários federais e da Patrulha doTrânsito, trupe teatral composta por três atores que encenam peças com a temática educação para o trânsito conhecerão de perto a capital federal e seus pontos turísticos.

Na categoria infantil, o grande vencedor foi o espetáculo “Sonho”, da Escola Estadual Deputado Dormevil Faria, do município de Pontes e Lacerda (MT). Nas categorias infanto-juvenil e juvenil, os melhores espetáculos foram, respectivamente, “A lebre e a tartaruga” e “A fórmula perfeita”, ambos do Colégio Cristhiane Archer Dal Bosco, da cidade de Sinop (MT).

Leia também:  Rally dos Sertões 2017 passa pela região de Rondonópolis

A viagem a Brasília é o prêmio principal do Fetran. Durante uma semana, os estudantes terão a oportunidade de conhecerem os principais pontos turísticos da cidade, órgãos públicos, as instalações do DPRF e, principalmente, participarem do Desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios.

O projeto Fetran foi criado pela Polícia Rodoviária Federal, em Mato Grosso, no ano de 2004, e hoje tornou-se o maior projeto de educação para o trânsito no âmbito da PRF. O objetivo é utilizar o teatro como ferramenta de sensibilização para que crianças e adolescentes possam contribuir e agir como multiplicadores de um trânsito mais seguro, seja hoje, como pedestres ou passageiros de veículos, seja amanhã, como futuros condutores.

Leia também:  Inscrições para desfile cívico de 7 de Setembro estão abertas

Em Mato Grosso, são realizadas cinco etapas regionais: Nortão, Pantanal, Araguaia, Guaporé e Cuiabana. As peças teatrais concorrem em três categorias: infantil, infanto-juvenil e juvenil. Em cada etapa regional, um espetáculo de cada categoria é selecionado para participar da Etapa Estadual, em Cuiabá. Nesta etapa, eles concorrrem a diversos prêmios, tais como computadores, projetores multimídia, aparelhos de DVD, etc. Entretanto, a premiação maior fica por conta da viagem cultural e pedagógica, durante uma semana, para Brasília.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.