Dona Dalvani mostra os tapetes que produz - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

O artesanato é um dos principais meios para mostrar a cultura de Rondonópolis. No Cais, esses profissionais tem um espaço para poder mostrar os seus trabalhos, apesar de ser um lugar que ainda é pouco conhecido pelos turistas e até mesmo pelos rondonopolitanos.

Dona Dalvani Santana realiza trabalhos manuais a mais de 30 anos e hoje tem um espaço cedido pela prefeitura no Cais para demostrar as suas mercadorias e de outros artesãos. Dalvani trabalha com reaproveitamento de retalhos e com isso ela consegue produzir lindas peças como bolsas, tapetes, colchas e até bonecas.

Peças produzidas pelos artesãos - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Dalvani comentou que nem se lembra com quem aprendeu a arte, mas que adora o que faz. “Algumas peças eu quem crio, começo a imaginar e coloco em prática, outras aprendo só de ver alguém fazendo”, fala.

Leia também:  Região central de Rondonópolis terá abastecimento de água interrompido nesta terça

Já a artesã Adriana Bueno trabalha com materiais como gesso, MDF e também com camisetas que levam mensagens ou símbolos para lembrar a visita Rondonópolis. Durante a entrevista Adriana estava produzindo peças que são considerados símbolos de Mato Grosso, como araras e garças, que serão levadas para os Estados Unidos para mostrar a cultura matogrossense.

O bisqui também é utilizado para enfeitar as peças como vidros - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Adriana se queixou apenas que o local não tem sido divulgado para que as pessoas conheçam. “É uma pena que muitas pessoas não saibam o que temos por aqui. Grande parte das pessoas de Rondonópolis nem sabem que podem encontrar peças tão bonitas que são produzidas aqui mesmo”, diz.

Além desses trabalhos, no local também podem ser encontradas roupas, bijouterias, acessórios, chinelos, objetos de decoração e de utilidades entre tantas outras opções feitas com os mais variados materiais. As lojas no Cais ficam abertas todos os dias e funcionam em horário comercial.

Leia também:  Motociclista fica ferido após acidente na área central de Rondonópolis
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.