O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames neste sábado (29/10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Segundo o hospital, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. “O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial”, diz nota do Sírio-Libanês.

Segundo o oncologista Artur Katz, que está na equipe médica que atende o ex-presidente, o estado dele é “muito bom”. “Ele está em ótimo estado geral.” Katz disse que o tumor “não muito grande” foi descoberto na manhã de hoje. “Deseja-se que ele possa levar uma vida normal em quantidade e qualidade, após o tratamento”, disse o médico.

Leia também:  Que tal, macarrão com camarão para hoje?

A equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia, “para preservar as funções da laringe”.

Segundo o médico, uma das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula. “As chances de cura são excelentes”, completou. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas.

A assessoria do ex-presidente confirmou a informação sobre a doença, mas informou ainda não ter mais detalhes.

Na quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos. Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.

Mais tarde, recebeu amigos em seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Quatro ministros do governo Dilma Rousseff participam da festa: Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Miriam Belchior (Planejamento), Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Haddad (Educação). Foi o primeiro aniversário que ele comemorou após exercer o cargo de presidente nos últimos oito anos.

Leia também:  Advogado diz que é "injusta e absurda" a prisão de Wesley Batista

Dilma, que estava gripada, cancelou a viagem a São Paulo e enviou dois livros de presente.

No mesmo dia, Lula também gravou um vídeo em que agradece as mensagens de parabéns recebidas pela internet. “Mais da metade desses 66 anos eu dediquei a luta pela conquista da democracia desse país”, disse no vídeo.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.