Agora MT Variedades Música e Cultura Livro que relata a campanha de Marina Silva nas eleições 2010 será...
MúSICA E CULTURA

Livro que relata a campanha de Marina Silva nas eleições 2010 será lançado nesta segunda em São Paulo

Fonte: DA REDAÇÃO COM BAND
VIA

Imagem: Marina Silva Livro que relata a campanha de Marina Silva nas eleições 2010 será lançado nesta segunda em São Paulo
Foto: Vanessa Carvalho/AE
O livro “O Efeito Marina”, que relata a campanha de Marina Silva para as eleições presidenciais de 2010 no Brasil. Será lançado nesta segunda-feira (03) em São Paulo. O autor Alfredo Sirkis e a ex-senadora participarão de uma noite de autógrafos na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, na zona sul da capital paulista.

Em “O Efeito Marina, notas da campanha histórica de Marina Silva à Presidência da República em 2010”, Alfredo Sirkis ― deputado federal pelo Rio de Janeiro e vencedor do Prêmio Jabuti pela obra “Os carbonários” ― mostra o surgimento do fenômeno no qual a candidata se transformou. O livro, lançado pela Editora Nova Fronteira, traz os relatos de Sirkis, um dos coordenadores da campanha, traçados no calor da ocasião, entre 2009 e 2010, junto a entrevistas, notícias de jornais, anotações e observações atuais, iluminando os bastidores dos acontecimentos daquele período.

Nas palavras do autor, trata-se de um caleidoscópio dos momentos que viveu e se tornaram uma das experiências mais ricas e emocionantes que presenciou em 43 anos de vida política. Esses sentimentos são perfeitamente refletidos no texto de Sirkis, resultando em uma obra que mostra de maneira única o cotidiano de uma campanha política.

A própria Marina Silvia assina o prefácio: “Ao ler O efeito Marina, um relato pessoal de Alfredo Sirkis sobre o processo eleitoral de 2010, pude reviver cada momento desse magnífico período que partilhamos com milhares de militantes verdes, colaboradores, simpatizantes e ‘marineiros’ de todo o país. Foi uma experiência fantástica, enriquecedora, mas nem por isso fácil. Enfrentamos máquinas político-partidárias poderosas, que há tempos estavam anunciadas como as únicas na disputa, ao mesmo tempo em que nos deparávamos com as anomalias da legislação eleitoral brasileira. Foi um desafio complexo”, recorda.

Alfredo Sirkis acompanhou toda a trajetória e registra no livro os desafios, surpresas e alegrias de uma candidatura que partiu dos 3% das intenções de voto para um resultado que abrangeu quase 20% do eleitorado brasileiro. Da incredulidade acerca da filiação de Marina à decisão de manter a independência durante o segundo turno, a obra não apenas revisita um passado próximo como resgata temas e levanta questões essenciais à realidade nacional, mantendo viva a proposta de não permitir que a ética e a sustentabilidade fiquem de fora do dia a dia político.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas