Campanha Outono Rosa. Foto: Getty Images

O câncer de mama é a terceira doença que mais mata em Rondonópolis, dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que houve um acréscimo de 50% de óbitos pela doença. Durante o mês de outubro as ações de orientação serão intensificadas com a campanha Outubro Rosa.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentin Chaves, informou que a doença matou três mulheres no primeiro quadrimestres deste ano, um acréscimo de 50% em relação o mesmo período do ano passado quando morreram duas mulheres.

Mariúva alertou que é imprescindível a mulher e o homem conhecerem o próprio corpo e fazerem o auto exame, para que possam procurar tratamento ao menor sinal de alteração. “O auto exame dever ser uma prática diária, assim com escovar os dentes e tomar banho, pois caso apareça algum caroço a pessoa possa procurar atendimento específico”.

Leia também:  Aula inaugural do Cursinho Pré-vestibular Zumbi dos Palmares é nesta segunda

De acordo com Mariúva, os homens também devem realizar o auto exame, pois também correm risco de desenvolver a doença, com o diferencial que é mais difícil de localizar o nódulo e o câncer se desenvolve mais rapidamente. E além do toque de mama os homens devem fazer o auto exame dos testículos para observar se há alguma alteração.

É recomendado a realização do exame de mamografia anualmente, quem possui casos de câncer na família o ideal é realizar o exame a partir dos 30 anos e dos 40 para quem não possui registro familiar. Contudo o auto exame deve ser feito diariamente para que o nódulo possa ser identificado logo no início.

Outubro Rosa

Leia também:  Novos semáforos visam garantir mais segurança e melhor fluxo no trânsito

Rondonópolis participa da campanha internacional, a Outubro Rosa, que intensifica das ações de orientações quanto ao risco de câncer de mama e procura identificar as mulheres que possuem a doença.

Durante todo o mês outubro as unidades de saúde vão trabalhar de forma mais pontual nas identificação da doença e na orientação de como realizada o auto exame.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.