Alimentação correta e exercícios são fundamentais para ficar saudável e longe da obesidade Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

Analisando dados recentes divulgados pelo IBGE, percebe-se que em 35 anos a população brasileira mudou o seu padrão físico em um ritmo preocupante. Se antes a dieta era mais equilibrada, hoje está repleta de alimentos que possuem poucos nutrientes. Esta terça-feira, Dia Mundial de Combate à Obesidade, é uma boa data para refletir sobre o assunto e mudar os hábitos em prol da saúde.

Segundo o endocrinologista Alex Leite, a orientação sobre os alimentos que devem ser escolhidos e evitados nas refeições é bastante importante para mudar este quadro.

— Também é necessário que as crianças entendam o porquê de um cardápio mais saudável e não simplesmente as submeterem a uma imposição de dieta — alerta o especialista.

Leia também:  Inscrições para o CONPeduc 2017 estão abertas em Rondonópolis

Além da alimentação pouco saudável, a falta exercícios físicos já na infância e na adolescência é um risco à saúde e pode levar ao sobrepeso, acarretando doenças cardíacas, diabetes e alteração do colesterol.

Medidas no dia a dia podem significar ganho na qualidade de vida e servir de prevenção contra a obesidade.

Confira cinco dicas do médico para se alimentar corretamente e manter o peso adequado:

:: Fracione a alimentação e alimente-se de forma moderada de três em três horas;

:: Não beba mais de 200 ml de líquido durantes as refeições;

:: Escolha alimentos diversificados para montar o prato, mesclando fibras e proteínas, com carboidratos;

:: Coma uma fruta ou tome um suco antes de realizar atividades físicas;

Leia também:  Que tal, macarrão com camarão para hoje?

:: Quando comer fora de casa, evite sobremesas durante as principais refeições.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.