Foto: da assessoria

Incentivar cada morador a preocupação com a limpeza dos terrenos e com objetos que acumulem água é o objetivo do mutirão iniciado nesta sexta-feira (21/10) no bairro Vila Rica. A ação em combate ao mosquito aedes aegypti é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Rondonópolis e a Associação de Moradores. Cerca de cem agentes comunitários de saúde e de endemias visitaram 1.570 imóveis e orientaram os moradores sobre a maneira correta de evitar a proliferação do mosquito.

A meta dos profissionais é desenvolver um trabalho de sensibilização. Na opinião da coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva, Djanira Amaral Logrado, a prevenção feita por cada família é a melhor opção no combate à dengue. Para Djanira, além da limpeza dos terrenos baldios, que é responsabilidade do Poder Público, a conscientização de cada pessoa é essencial.

Leia também:  Projeto Mais Esporte, Mais Cidadania é lançado oficialmente em Rondonópolis

O mutirão é realizado também nos Residenciais Padre Lothar I e II e Antonio Geraldine. O gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental, Edgar da Silva Prates, pede a colaboração da população, especialmente na época das chuvas. “Visitamos casa por casa e alguns pontos são críticos. Sem a ajuda do morador não é possível acabar com essa doença”, disse.

Além do combate à dengue com a distribuição de material educativo e o tratamento químico focal, os agentes também falaram sobre a leishmaniose. “A limpeza é o ideal para impedir diversas doenças. E no caso da dengue e leishmaniose é fundamental”, alerta a agente de endemias, Ivanete Leite da Silva.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.