Thinkstock Em média, as frutas são compostas com 95% de água. O melão (foto) é uma das mais ricas em líquidos

A água é uma substância fundamental para o ser humano. Especialmente nessa época do ano, em que o clima seco toma conta da maior parte do país e ocasiona muitos problemas à saúde.

É aconselhável que uma pessoa adulta consuma de seis a oito copos de água por dia, o que dá uma média de 2 litros diários. Para idosos e crianças, a quantidade é ainda maior.

Não é todo mundo, porém, que precisa ingerir água. Bebês amamentados exclusivamente com leite materno não têm a necessidade de consumir outro tipo de líquido.

Segundo a nutricionista e coordenadora do curso de nutrição da Veris Faculdades, em Campinas, Lucia Maranha, a água atua em várias funções no corpo humano.

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– A água é essencial no corpo. Ela regula a temperatura, transporta nutrientes e regula o sistema digestivo e circulatório.

Na hora de hidratar o corpo, frutas e verduras podem ser boas aliadas. Em média, 95% do peso desses alimentos são compostos por água. Por isso o consumo de hortaliças é altamente recomendado durante essa época do ano.

Lucia ainda complementa dizendo que acrescentar frutas e verduras ao cardápio deve ser um hábito regular e que devemos aumentar a quantidade nas épocas de tempo seco.

– A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a ingestão de cinco porções de frutas, verduras ou legumes por dias. Na época de clima seco os alimentos ricos em água servem como aliados na hidratação do organismo, ajudando eliminar as substâncias desnecessárias.

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Além de benefícios para a saúde, o consumo desses alimentos com alto teor de líquido ajudam a manter a boa forma. A nutricionista também explicou que por serem compostos majoritariamente por água eles têm baixa densidade energética.

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