Agora MT Variedades Moda e Beleza Tire suas dúvidas sobre a toxina botulínica
BOTOX

Tire suas dúvidas sobre a toxina botulínica

Fonte: DA REDAÇÃO COM ZH
VIA

Imagem: botox1 Tire suas dúvidas sobre a toxina botulínica
Efeito começa a ser percebido em até 72 horas

O cirurgião plástico Rogério Schutzler Gomes responde a algumas das questões mais comuns sobre a aplicação de botox. Confira:

A toxina botulínica pode aumentar o volume da boca?
A toxina botulínica tipo A não aumenta o volume, ela relaxa os músculos onde é injetada. O procedimento com capacidade de aumentar volume é o preenchimento facial.

Como funciona o tratamento?
A toxina atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Como as rugas são formadas pela contração da musculatura facial, a ação da toxina faz a ruga desaparecer ou ser atenuada.

Qual a idade mínima para fazer esse tipo de tratamento pela primeira vez?
Não existe uma idade mínima para o início do tratamento. O mais importante é ter a indicação apropriada. A injeção de toxina botulínica tipo A não é somente uma aplicação, mas um tratamento – melhora as rugas atuais e previne a formação de novas rugas por meio da reeducação da mímica facial.

O tratamento com a toxina botulínica tipo A perde seu efeito de um dia para o outro?
Não. A perda do efeito do tratamento ocorre de forma gradual. Lentamente, o músculo recupera sua capacidade de contração.

Onde o botox pode ser utilizado?
Os principais locais da face onde a aplicação pode ser feita são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e a região periorbitária (pés de galinha), além do terço inferior (rugas ao redor da boca e do queixo) e do pescoço.

O tratamento com a toxina botulínica pode deixar o paciente sem expressão?
Quando o procedimento é realizado sem exagero, tratando os grupamentos musculares que produzem mais rugas, a expressão não é afetada.

Dói para aplicar?
Por ser injetado com uma agulha muito fina, a maioria dos pacientes relata que é suportável a sensação da picada. Também é comum o uso de cremes anestésicos e resfriadores de pele (coolers), que tornam a aplicação bastante tolerável. Alguns nem a sentem, mas depende muito da sensibilidade de cada pessoa.

Em quanto tempo o efeito começa a ser percebido?
Pode ser observado entre as 48 e 72 horas iniciais, aumentando gradativamente em um período de 10 a 15 dias subsequentes à aplicação, quando o processo se estabiliza.

A exposição ao sol atrapalha?
Não há evidências de que os raios solares interfiram no tratamento com a toxina botulínica. No entanto, lembre-se de que o sol é o principal responsável pelo envelhecimento da pele.

Há efeitos colaterais?
Não são conhecidas reações alérgicas à toxina botulínica, mas podem ocorrer efeitos colaterais, mesmo que de forma rara, como dor de cabeça após o procedimento ou o abaixamento da pálpebra superior. Outro efeito possível é a formação de uma mancha roxa no local das injeções, que é transitória e pode ser disfarçada com maquiagem até que desapareça.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas