Vereadores mirins em Brasília. Foto: Agora MT

Uma viagem para marcar a vida de nove adolescentes que decidiram ser diferentes, eles participaram e foram “eleitos” os primeiros Vereadores Mirins de Primavera do Leste.  O Projeto da atual Mesa Diretora da Câmara Municipal, movimenta estudantes do 6º ao 9º ano de escolas públicas e particulares da cidade, desde o início do ano.

Esta semana os representantes de Primavera do Leste participaram do Programa Deputado Federal por um dia e foram empossados no Plenário da Câmara Federal. Entre discutir e votar Projetos, 350 estudantes de nove estados brasileiros fizeram parte da programação, que deu um ar diferente ao Congresso Nacional.

No Plenário, só adolescentes e na segunda fila os mirins de Primavera prontos para o trabalho, foi uma manhã de estudos e votações.

Leia também:  Prazo para inscrição no Enem termina nesta sexta-feira

Depois do dever cumprido, os deputados mirins de Primavera foram apresentados aos representantes de Mato Grosso na Câmara Federal e no Senado. A comitiva, liderada pelo presidente da Casa, Felipe Nogueira e acompanhada pelo também vereador Anderson Pasinato, foi recebida em vários gabinetes e viu de perto como é o trabalho dos deputados e senadores.

Os deputados Wellington Fagundes, Valtenir Pereira, Julio Campos e Homero Pereira foram os parlamentares de Mato Grosso que receberam a Câmara Mirim. Além deles, os deputados Tiririca e Acelino Popó também fizeram questão de registrar a presença dos nossos vereadores mirins posando para fotos com eles.

No Senado Federal os vereadores mirins de Primavera conheceram Blairo Maggi, Pedro Taques e Jayme Campos de Mato Grosso, mas registraram fotos também com Eduardo Suplicy e Álvaro Dias.

Leia também:  Líder em produção de gado, Mato Grosso tem estabilidade em abates no 1º trimestre de 2017

Para o presidente da Câmara e autor do Projeto, Felipe Nogueira, esta foi uma viagem para marcar história. “Esses adolescentes viveram uma experiência inédita e sentiram de perto qual é a responsabilidade dos parlamentares. O Projeto Câmara Mirim tem como principal objetivo movimentar os estudantes para que eles entendam como fazer política de verdade. Só conhecendo e se envolvendo com a vida pública é que conseguiremos formar novos líderes e políticos comprometidos. Isso é cidadania”, afirma Felipe Nogueira, que se comprometeu em promover mais uma edição do Projeto Câmara Mirim no ano que vem.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.