Vereadores mirins em Brasília. Foto: Agora MT

Uma viagem para marcar a vida de nove adolescentes que decidiram ser diferentes, eles participaram e foram “eleitos” os primeiros Vereadores Mirins de Primavera do Leste.  O Projeto da atual Mesa Diretora da Câmara Municipal, movimenta estudantes do 6º ao 9º ano de escolas públicas e particulares da cidade, desde o início do ano.

Esta semana os representantes de Primavera do Leste participaram do Programa Deputado Federal por um dia e foram empossados no Plenário da Câmara Federal. Entre discutir e votar Projetos, 350 estudantes de nove estados brasileiros fizeram parte da programação, que deu um ar diferente ao Congresso Nacional.

No Plenário, só adolescentes e na segunda fila os mirins de Primavera prontos para o trabalho, foi uma manhã de estudos e votações.

Leia também:  Quase 20 mil pessoas passaram pela Caravana da Transformação na primeira semana

Depois do dever cumprido, os deputados mirins de Primavera foram apresentados aos representantes de Mato Grosso na Câmara Federal e no Senado. A comitiva, liderada pelo presidente da Casa, Felipe Nogueira e acompanhada pelo também vereador Anderson Pasinato, foi recebida em vários gabinetes e viu de perto como é o trabalho dos deputados e senadores.

Os deputados Wellington Fagundes, Valtenir Pereira, Julio Campos e Homero Pereira foram os parlamentares de Mato Grosso que receberam a Câmara Mirim. Além deles, os deputados Tiririca e Acelino Popó também fizeram questão de registrar a presença dos nossos vereadores mirins posando para fotos com eles.

No Senado Federal os vereadores mirins de Primavera conheceram Blairo Maggi, Pedro Taques e Jayme Campos de Mato Grosso, mas registraram fotos também com Eduardo Suplicy e Álvaro Dias.

Leia também:  Fórum critica projeto de lei nocivo à população e ao meio ambiente

Para o presidente da Câmara e autor do Projeto, Felipe Nogueira, esta foi uma viagem para marcar história. “Esses adolescentes viveram uma experiência inédita e sentiram de perto qual é a responsabilidade dos parlamentares. O Projeto Câmara Mirim tem como principal objetivo movimentar os estudantes para que eles entendam como fazer política de verdade. Só conhecendo e se envolvendo com a vida pública é que conseguiremos formar novos líderes e políticos comprometidos. Isso é cidadania”, afirma Felipe Nogueira, que se comprometeu em promover mais uma edição do Projeto Câmara Mirim no ano que vem.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.