Foto: Divulgação

Por mais que os especialistas digam que sol em excesso faz mal, o que é verdade, muita gente sonha com um bronzeado perfeito no verão. Mas ainda assim, o melhor é restringir a exposição ao sol e aproveitar os benefícios dos alimentos que dão uma força a mais ao bronzeado, como explica o dermatologista Vicente A. Barres, de Goiás. “Sol em demasia causa manchas, queimaduras, urticárias solares e, em casos extremos, câncer de pele”.

De acordo com o médico, muita gente pensa que a vitamina C é um desses alimentos que ajudam a ter um bronzeado mais duradouro. Mas na verdade ela retarda o processo. “Ingerir muita laranja ou limão tem um efeito contrário. Assim como frituras, conservantes e café”, diz Barres. “Alimentos com vitamina A são os mais indicados.

Leia também:  Quase um pâncreas: nova tecnologia promete ajudar os diabéticos

Invista em frutas como manga, melões e pêssegos e carne de peixe”.

A água também é importante para o bronzeamento. “O corpo humano é composto de 60% de água. Sem hidratação o corpo não ‘segura’ o bronzeado”, ensina o médico. O líquido é essencial para o funcionamento do organismo, além de ajudar no transporte de nutrientes, na eliminação de toxinas e na regeneração da pele. “A água também ajuda a manter a temperatura corporal correta durante a exposição do ar”. Você não precisa tomar litros e mais litros d’água para se hidratar. Segundo Barres, sucos de fruta como o de melancia também são indicados.

O médico recomenda outros alimentos para garantir o tom dourado da estação, como a cenoura. “Por ser rica em betacaroteno, um componente que muitos óleos bronzeadores utilizam e que previne o envelhecimento da pela, ela ajuda. Porém, fumantes devem ficar longe da substância, pois combinado com o tabaco, pode causar câncer de pulmão”, diz. Outros alimentos sugeridos por Barres são azeitonas, ovos, queijos brancos e carnes marinadas com azeite de oliva. “Esses alimentos ajudam na regeneração da pele após o contato com o sol”. De qualquer forma, o melhor horário para tomar sol é das 8 às 11 horas e após as 15 horas. “Sempre com filtro solar”, recomenda o especialista.

Leia também:  Existe posição sexual ideal para quem quer engravidar?
Custom Editora
Especial para o Terra
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.