Fred comemora um de seus quatro gols sobre o Grêmio (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)

Um jogo, nove gols, um artilheiro. Numa noite em que colocou quatro bolas no fundo da rede, Fred foi o protagonista da grande partida em que o Fluminense venceu por 5 a 4 o Grêmio, nesta quarta-feira, pela 35ª rodada do Brasileirão. O atacante, agora vice-artilheiro do campeonato com 17, ajudou sua equipe a seguir viva na luta pelo título e a se consolidar como possível dona de uma vaga na Libertadores de 2012.

O resultado fez o Fluminense chegar a 59 pontos, mantendo-se na terceira posição na tabela. Segue em busca do título, ainda com três rodadas a disputar. No próximo domingo, enfrenta o Figueirense em Florianópolis. Já o Grêmio, que ocupa o 11º lugar com 47 pontos, pega o Ceará no Olímpico.

A partida teve muitos protestos dos gremistas quanto à arbitragem de Francisco Carlos Nascimento (AL), sobretudo após o quinto gol carioca. Eles reclamaram de uma suposta falta de Leandro Euzébio no lance. O atacante Brandão foi expulso, aumentando a revolta dos jogadores, que ameaçaram até abandonar o campo.

Grêmio abre o placar em falha de Cavalieri

Com grandes ambições no Campeonato Brasileiro, ao contrário do seu adversário, o Fluminense entrou em campo com a obrigação de atacar. Até o fez, mas de maneira desorganizada, deixando muitos espaços para o Grêmio. Assim, além de não conseguir criar chances consistentes, o Tricolor carioca não demorou muito a sofrer pressão dos gaúchos.

Leia também:  Derrota diante do Dom Bosco gerou prejuízo financeiro ao União

Aos 16 minutos, o Grêmio abriu o placar contando com uma falha de Diego Cavalieri. Após cobrança de escanteio pela direita, o goleiro do Fluminense saltou mas não alcançou a bola. Ela chegou limpa para o zagueiro Rafael Marques, que cabeceou para fazer 1 a 0.

O Fluminense procurou reagir logo depois de sofrer o golpe e chegou a acertar uma bola no travessão, com Leandro Euzébio. E foi também numa jogada de bola parada que alcançou o empate, aos 24 minutos. Marquinho cobrou falta forte na área, e Fred, de cabeça, antecipou-se a Victor, fazendo 1 a 1.

Dono da bola na maior parte do primeiro tempo, o Fluminense não conseguiu transformar esse domínio em superioridade. Disposto a virar o placar a seu favor, foi para cima do Grêmio, mas deixou o campo livre para sofrer contra-ataques. Pelo lado direito, Mário Fernandes e Marquinhos encontravam muitos espaços, atuando nas costas de Carlinhos.

Leia também:  União tem desafio diante do Luverdense em Lucas

Pouco tempo depois de Brandão acertar o travessão numa cabeçada, o Grêmio foi para o intervalo em vantagem no último lance do primeiro tempo, aos 45 minutos. Após o árbitro marcar falta duvidosa em Lúcio, Marquinhos cobrou com precisão. A bola passou no meio da barreira, e Diego Cavalieri não conseguiu chegar.

Flu vira na segunda etapa com mais três de Fred

O Fluminense voltou para a segunda etapa dando mostras de abatimento pelo gol sofrido e chegou a levar uma pressão do Grêmio. No entanto, num lance em que seus dois principais jogadores mostraram extrema qualidade, o Fluminense chegou ao empate, aos sete minutos. Deco acertou um lindo lançamento para Fred. Com uma matada de categoria, o camisa 9 ajeitou e chutou forte. A bola passou por baixo de Victor e entrou.

Com maior liberdade para o maestro Deco criar, o Fluminense passou a tomar conta da partida, desta vez atacando com organização. E, assim, o resultado não demorou a aparecer. Rafael Sobis recebeu a bola fora da grande área, ajeitou e chutou forte. A bola entrou no canto direito do goleiro de Victor, aos 16 minutos, decretando a virada do Tricolor carioca. Foi o primeiro gol do atacante – criado nas divisões de base do Internacional – sobre o Grêmio.

Leia também:  Após derrota, Luve tem desafio contra o Oeste

Com os cariocas na frente no placar, foi o aparentemente desinteressado time gaúcho que se impôs em campo. Aproveitando os incríveis erros de passe e espaços deixados pelo Fluminense na marcação, o Grêmio alcançou a virada em dois minutos. Aos 29, Brandão empatou de cabeça. Aos 30, Adilson acertou lindo chute de fora da área e marcou o quarto.

Logo em seguida, o árbitro marcou pênalti de Adilson em Carlinhos, em mais uma oportunidade para o Fluminense igualar. Fred cobrou com categoria e marcou seu terceiro gol na partida, fazendo 4 a 4 aos 33 minutos. E o atacante ainda não tinha terminado sua tarefa. Aos 36 minutos, ele aproveitou a rebatida da zaga gaúcha e marcou o quinto do Flu e o seu quarto gol da noite.

Para manter a emoção até o fim da partida, o Grêmio – que perdeu Brandão, expulso – ainda acertou uma bola no travessão, com Douglas. Fred, em noite inspirada, esteve perto do seu quinto gol, mas também concluiu no poste.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.