Triagem para atendimento médico no PSF. Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Cerca de 100 homens participaram do Dia ‘D’ em prol da saúde masculina, realizado nesta terça-feira (29/11) no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Jardim Primavera, onde foi oferecidas consultas e orientações aos moradores da região, além do sorteio de prêmios e jogos.

A enfermeira responsável pela unidade, Kênia Fernandes de Lima Santos, disse que o objetivo é oferecer um horário diferenciado para que os homens possam fazer exames de rotina como avaliação do Índice de Massa Corpórea, diabetes, aferimento de pressão e exame de dosagem do PSA, que avalia se há alteração na próstata.

Kênia frisou que os homens costumam ser mais resistentes a tratamentos médicos e estima que para 10 mulheres, no máximo dois homens fazem exames de rotina. A ação visa quebrar esse distanciamento com a população masculina e mostrar que precisam tirar tempo para cuidar da saúde.

Leia também:  ProUni | Aprovados na primeira chamada têm até hoje para confirmar informações

A ação teve início às 17h30 e foi oferecido palestra, caldo de feijão, sorteio de prêmios e os pacientes puderam participar de jogos de dama, dominó e carta enquanto aguardavam pela consulta.

O dia ‘D’ é resultado do apoio da Secretaria Municipal de Saúde, de  comerciantes do bairro e da equipe do PSF que não mediram esforços para realizar a ação, que faz parte da campanha Laço Azul.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.