O médico Hélio Ceravolo de Caires Neto, coordenador da campanha de combate ao câncer de pele. Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

O Centro de Especialidades, Apoio e Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas, foi o cenário do mutirão de combate ao câncer de pele, a ação realizada ontem (26/11) teve o objetivo de detectar a doença e encaminhar para tratamento especializado.

O médico Hélio Ceravolo de Caires Neto, coordenador da campanha, disse que a ação é nacional e contou com a participação de seis dermatologistas, três cirurgiões plásticos e um oncologista. Este ano a campanha teve o diferencial de que os pacientes já realizaram consulta e cirurgia, dependendo do quadro do paciente, bem como o encaminhamento para um médico especialista.

“Essa é uma ação voluntária onde as pessoas recebem consultas e orientações sobre os cuidados necessários para prevenir contra o câncer de pele, que pode ser tão fatal como os demais tipos de câncer”, disse o médico.

Leia também:  Corpo de Bombeiros faz buscas por homem que desapareceu no Rio Vermelho

O coordenador da campanha explicou que o câncer de pele é resultado do acumulo da exposição ao sol, independente da pigmentação da pele. “A doença não é exclusiva de pessoas que trabalham no campo e ficam o dia todo ao sol, mas também de advogados, donas de casa e outros profissionais que não ficam no sol freqüentemente podem desenvolver a doença, e por isso é importante que as pessoas façam uso de protetor solar para reduzir o impacto na pele, além de procurar um dermatologista.

Neiva da Silva Marques disse que conhece os efeitos do sol na pele, pois apresentou já teve câncer de pele e desde então usa protetor regularmente. “As pessoas devem fazer do protetor solar a segunda pele”.

Leia também:  Desfile de 7 de Setembro terá reforço com mais de 3 mil desbravadores

Segundo o médico,ano passado foram atendidas mais de 400 pessoas no município e acredita que este ano o número seja superado, pois cerca de 240 pessoas se registraram para a consulta na primeira hora de atendimento.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.