Aula no curso de conservação de alimentos. Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

Caju, manga, abacaxi, goiaba, mamão são umas das espécies de frutas utilizadas no curso de produção de doces e conserva de alimentos oferecido à comunidade pelo Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade (Neati) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis. O curso iniciou nesta quinta-feira (17/11) e serão três dias de qualificação.

A secretária do núcleo, Maria de Fátima Araújo, explicou que foram oferecidas 15 vagas, entre membros do Neati e da comunidade, para o curso de conservação de alimentos e produção de doces e geleias.

Fátima disse que o objetivo do curso é dar oportunidade para que as pessoas possam se qualificar e obter uma renda extra para as famílias. “Além de oferecer atividades voltadas às pessoas da melhor idade o Neati realiza cursos para que possam ter uma renda extra”, relatou Fátima.

Leia também:  Rondonopolitanos devem pagar até R$ 100 no gás de cozinha

Ilda Rocha Santos, instrutora do curso, afirmou que durante três dias os participantes vão aprender a preparar doces e fazer conservas de alimentos e todos estarão aptos para comercializar os produtos, pois o curso segue os padrões industriais.

A instrutora ensina fazer desde a esterilização dos potes, aproveitar os componentes químicos de cada fruta para preparação dos doces, além das formas corretas de conservação e aproveitamento dos alimentos. Ilda enfatizou que todos os processos são 100% naturais, sem qualquer tipo de conservante.

A aluna Noemia Pereira Lopes disse que o curso esté muito interessante e não vê a hora de começar a colocar em prática o que aprendeu. “O curso é muito bom, além de poder vender as compotas de doce, também vou fazer a alegria dos meus netos com o que aprendi”, relatou.

Leia também:  Mulher que saiu de Rondonópolis com 6Kg de drogas é presa no interior do estado
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.