Foto: Internet / Edição AGORA MT

Os crimes considerados violentos, com mortes intencionais, aumentaram aproximadamente 7,34% ano passado, segundo o Anuário Brasileiro da Segurança Pública – ano base 2010, divulgado pelo Ministério da Justiça. De 885 ocorrências registradas em 2009, passou para 950 no ano seguinte. Neste âmbito, estão agregados casos de homicídios dolosos (com intenção de matar), latrocínios (roubos seguidos de mortes) e lesões corporais seguidas de mortes.

Os dados correspondem ao volume de ocorrências policiais registradas e não, necessariamente, indicam a quantidade de vítimas envolvidas. Quando analisados os números absolutos apenas dos casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar), passaram de 811 para 866 crimes entre um ano a outro.

Leia também:  Rodovias federais de MT terá reforço de fiscalização durante feriado de 7 de setembro

Nos casos de latrocínio (roubos seguidos de mortes), houve pequena redução, já que em 2009 foram identificadas 55 ocorrências e, ano passado, 53. Conforme o anuário, quando verificada apenas os crimes de lesões corporais que resultaram em mortes, foram relacionadas 31 situações, pelo menos 12 a mais do que o registrado no ano anterior.

As mortes no trânsito também foram relacionadas no anuário, em três tópicos. O primeiro, identificado como homicídio culposo (quando não há intenção de matar) de trânsito, aponta que de 504 ocorrências em 2009 passou para 418 em 2010; o segundo, denominado mortes acidentais no trânsito (exceto os homicídios culposos), passou de 200 para 191 entre os anos e, no terceiro tópico, denominado outras mortes acidentais, a quantidade passou de 112 para 87 ocorrências entre os dois períodos.

Leia também:  Acidente com caminhão carregado com óleo biodiesel derrama em rio de MT

Ano passado, em Mato Grosso, houve ainda outros crimes que resultaram em mortes, somando 13 registros (ante 30 de 2009); no grupo nomeado como “outros homicídios culposos”, foram contabilizados 43 casos (ante 36 do ano anterior) e, nos casos de suicídios, foram identificadas 165 ocorrências (em 2009 foram 173). Entre as mortes a esclarecer, 253 ocorrências acabaram relacionadas (ante 305 em 2009).

Outros tipos de mortes e crimes também estão relacionados no anuário.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.