Foto: da assessoriaConvidado por um grupo de alunos do 6º semestre de administração da UNIC Rondonópolis – campus Floriano Peixoto, o presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Ananias Filho (PR), ministrou na noite desta quinta-feira (10/11), uma palestra sobre “Dificuldades e Desafios do Gestor Público”. A palestra faz parte de um trabalho de classe promovido pela professora Maria Helena Silva, na disciplina de Gestão Pública. De acordo com a docente, o objetivo da palestra, que contou também com a participação da secretaria executiva do Consórcio Regional de Saúde do Sul de Mato Grosso, Eulice Almeida, foi levar para os alunos uma experiência real dos vários segmentos da gestão pública.

Durante o evento, Ananias falou a respeito dos princípios fundamentais da administração pública: legalidade; impessoalidade; moralidade; publicidade e eficiência. O vereador ainda relatou a importância da aplicação do Controle Externo – que rege o controle político da legalidade contábil e financeira, probidade dos atos administrativos, regularidade de gastos públicos e o emprego de bens, valores e dinheiro público e fiel execução do orçamento – e do Controle Interno, que engloba as auditorias contábeis, operacionais, de gestões patrimoniais e de informática, assim como mapeamento de erros e identificação de causas e interpretação da legislação e orientação à administração.

Leia também:  Nos bastidores, Pátio prepara mudanças no secretariado

O presidente da Casa de Leis tratou ainda da importância da dedicação do servidor público para com o seu trabalho e mais ainda, do comprometimento do gestor público com as suas funções. Na opinião de Ananias, é comum vermos gestores públicos que não tem o mínimo de conhecimento para exercer a função para o qual ele foi nomeado. “Constantemente a gente vê por aí políticos que não sabem nada de tecnologia de informação, por exemplo. Eles falam que não adianta mandar nada para eles por email porque eles não mexem com isso [sic], como se fosse uma vantagem. Além disso, eles não têm nem a sensibilidade de se cercar de pessoas com conhecimento e tratam a gestão pública como se fosse a casa deles”, comentou.

Leia também:  Antigo Luthero vira cult e ganha lembrança especial do torcedor

Em razão disso, o vereador ressaltou a importância do cuidado da população na hora de escolher seus governantes. “Se as pessoas vêm que a pessoa é corrupta, o certo é não votar mais nele, assim, esse corrupto não terá mais chance alguma de se reeleger”, afirmou o parlamentar, acrescentando ainda que os gestores públicos são reflexos da sociedade.

Os alunos Rodrigo José Silva e Rosângela Mendes destacaram a importância de ter um presidente do Poder Legislativo Municipal falando a respeito da gestão pública. “Convidamos o Ananias justamente para que ele falasse para nós um pouco do que acontece nos órgãos públicos, especialmente na Casa de Leis, e especialmente por se tratar de um político comprometido”, alegou Rodrigo.

Leia também:  Empresa agrícola deve ser implantada em Rondonópolis

Ao término da palestra o vereador respondeu uma série de questionamentos dos alunos, como, por exemplo, a função de um vereador e quais teriam sido os principais projetos de sua autoria. “Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de esclarecer um pouco mais a estes estudantes como funciona a gestão pública e como podemos melhorar o trabalho nos órgãos públicos tendo um pouco mais de comprometimento. Espero realmente que possa ter colaborado com todos”, finalizou.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.