Reunião para divulgar o resultado do Ranking Nelore em MT. Foto: da assessoria

O Ranking Estadual da Raça Nelore de Mato Grosso movimentou este ano R$ 60 milhões. Foram 98 leilões, em 19 municípios e a comercialização de 46.609 cabeças de animais, durante o evento que teve início no dia 20 de fevereiro, com a realização da Expoinel – Exposição Internacional Nelore – em Cuiabá e encerrou no dia 06 de outubro no município de Cáceres. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (28/11), e foi organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT.

O evento existe a 14 anos e nesta edição foram ranqueadas 19 exposições agropecuárias, envolvendo 322 expositores de 27 municípios e cinco Estados brasileiros. Passaram pela pista de julgamento 2.812 animais da mais alta linhagem, denominados de gado P.O. (Puro de Origem). “Quando o Ranking começou apenas dois municípios participaram, Cuiabá e Rondonópolis, e o que podemos afirmar é que estamos no caminho certo e nossa meta é aumentar o número de pistas ranqueadas”, disse o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso, Hermes Botelho, um dos principais produtores de gado de elite.

Leia também:  Inscrições do concurso público da UFMT já estão abertas

Mato Grosso ocupa a terceira posição do Ranking de Estados que mais realizam exposições ranqueadas no Brasil, só perde para São Paulo e Goiás, que tiveram 25 eventos ranqueados.

Para o presidente da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, José João Bernardes, “a realização do Ranking é fundamental para o desenvolvimento do setor pecuário, pois na pista de julgamento se escolhe os melhores animais, que serão disponibilizados para os produtores”.  Bernardes ressalta, que “o melhoramento genético promove o crescimento do rebanho e evita a abertura de novas áreas de pastagem, preservando o meio ambiente, pois um animal que era abatido com 4 anos há 10 anos, hoje isso acontece com 2 anos”.

Leia também:  Sefaz realiza segundo leilão online de 2017

O Ranking

Das 19 exposições agropecuárias de Mato Grosso ranqueadas em 2011, o produtor teve que participar de seis para fazer a somatória dos pontos, sendo que três eventos foram obrigatórios: a Expoinel MT e a Expoagro que acontecem em Cuiabá, e a Exponop no município de Sinop.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.