Foto: assessoria

Os projetos Vagão do Conhecimento e Vagão Ambiental, desenvolvidos pelo Instituto América Latina Logística (ALL) de Educação e Cultura, atenderam cerca de 600 crianças em duas semanas de atividades no município de Alto Araguaia (MT). Os dois projetos levaram, de forma divertida, conhecimento, cultura, bem como deixaram lições sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

As crianças atendidas pelos projetos fazem parte do corpo discente de escolas públicas e particulares em Alto Araguaia (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO). As atividades tiveram início no dia 18 de outubro com uma semana dedicada ao Vagão do Conhecimento e foram encerradas no dia 28 de outubro com o atendimento no Vagão Ambiental.

Leia também:  Polícia capacita pais e ex-dependentes químicos em MT

As atividades no Vagão Ambiental aconteceram no período de 24 a 28 de outubro. A proposta deste projeto da ALL é falar sobre a preservação ambiental, de forma lúdica, para atrair o interesse e despertar a consciência ecológica. A grande aposta do projeto é fazer com que as crianças vivam uma experiência inesquecível: ter lições dentro de um vagão que se transforma em sala de aula. O interesse das crianças pelo projeto já era visível, mas ganhava ainda mais importância quando se depararam com o vagão totalmente decorado com temáticas ambientais. O comentário de cada criança deixava transparecer o fascínio e surpresa de cada uma diante do vagão. “Nossa! Que legal!”, diziam as crianças, impressionadas.

Leia também:  Detran-MT aguarda orientação para implantar a CNH digital no estado

Já dentro do vagão cada uma escolhia o melhor lugar e dedicava atenção extrema a palestra do instrutor Jodair Moreno. A parte interna do vagão foi transformada em um espaço multimídia para projeção de vídeos e palestras. Sua estrutura é dotada de jogos educativos preparados exclusivamente para o projeto com a finalidade de fixar o conteúdo desenvolvido.

Com o Vagão Ambiental, as crianças ainda tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre recursos naturais, reciclagem e cuidados com o armazenamento e descarte do lixo. “As palestras e atividades lúdico-educativas são focadas na preservação do meio ambiente. O objetivo é de transformar as crianças em multiplicadores desse conhecimento nas comunidades próximas à linha férrea”, ressaltou o instrutor.

Leia também:  Reconstrução da Estrada da Guia será lançada no sábado (16.09)

Moreno disse que a participação das escolas e o envolvimento das crianças foi positivo. Segundo ele, cerca de 600 crianças foram atendidas nas duas semanas em que os projetos foram desenvolvidos em Alto Araguaia. “As crianças vieram, participaram e se empolgaram. Nosso principal objetivo que é sensibilizar as crianças tanto para a história, cultura e meio ambiente foi alcançado. Só há o que comemorar nessas duas semanas”, garante.

O Vagão do Conhecimento e Vagão Ambiental continuam em Mato Grosso. O próximo município atendido será Alto Taquari, com data ainda a ser definida para o desenvolvimento das atividades.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.