As intensas atividades do dia-a-dia das pessoas contribuem para o desenvolvimento de distúrbios do sono, que pode resultar em outros males, como estresse, falha de memoria ou até mesmo infarto.

A psicóloga Carla Viali, explicou que uma boa noite de sono é imprescindível para reposição de energia e descanso físico e mental, mas que as pessoas têm ignorado as consequências que a privação do sono pode trazer.

Os distúrbios mais comuns, devido a falta de regularidade do sono, são a insônia, apnéia obstrutiva, excesso de sono. Viali afirma que esses distúrbios podem desencadear síndrome de pânico, déficit neurológico, estresse.

“Infelizmente as pessoas não respeitam seus limites, passam a dormir menos a cada dia e forçam o bom desempenho do corpo. É como forçar uma máquina para trabalhar com pouca energia, que resultará em problemas do equipamento e até mesmo inutilização”, disse a psicóloga fazendo analogia a grande quantidade de pessoas com estresse e infartadas, problemas pouco comum em outras épocas.

Leia também:  Integrantes do MST devem ficar 10 dias acampados na fazenda de Blairo Maggi

Carla relata que cada pessoa tem um tempo ideal para repousar, que vária de seis a oito horas por noite, e que não deve levar para cama preocupações, seja do dia que passou ou do seguinte. Em hipótese alguma ficar acordado durante a noite, independente do motivo, para descansar no dia seguinte ou no final de semana, pois uma noite de sono perdida jamais será recuperada.

De acordo com a psicóloga, dados apontam que pelo menos 50% da população tem algum tipo de distúrbio do sono, sendo que 30% é representado pelos homens.

Sugestões para higiene do sono

Algumas medidas simples podem colaborar para uma boa noite de sono, como por exemplo, criar um ritual para dormi, estar em casa pelo menos 3h antes de se deitar, praticar exercício físico durante o dia, dormir em ambiente silencioso e escuro, usar um travesseiro e colchão confortável, não dormir com fome ou com barriga cheia, evitar bebidas alcoólicas e ficar de frente de computadores ou televisores horas antes de dormir.

Leia também:  Rua Barão do Rio Branco tem duplicação autorizada pelo Governo
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.