Painel com trabalhos sobre DST. Foto da assessoria

Mais de 400 jovens e adolescentes de 15 Escolas de Primavera do Leste lotaram o Salão Paroquial da Matriz na manhã desta quinta-feira (01/12), em debate sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, drogas, violência, gravidez precoce, álcool e sexualidade.

Os estudantes montaram painéis, paródias e fizeram redações sobre os temas durante o ano todo nas Escolas e no dia Mundial de Combate à AIDS apresentaram no evento que movimentou alunos, professores, Secretários Municipais e Câmara de Vereadores, além de empresas parceiras que participam das atividades patrocinando a realização do encontro.

A coordenadora de educação permanente da Secretaria de Saúde, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância dessa juventude na disseminação dos riscos que cada jovem corre se não tomar todos os cuidados. “Vocês são os responsáveis por multiplicar essas informações e levar as maneiras de prevenção ao maior número de pessoas possível. Contamos com a energia e a consciência de todos vocês”, disse Haidi Baraldi. O Secretário de Educação Jarbas Mesquita elogiou a participação das Escolas no evento e agradeceu o esforço de cada um para que a exposição dos temas chegasse a tantos jovens.

Leia também:  Detentos assistem peça teatral pela 1ª vez em Cuiabá

Paulo Bersch, vice-prefeito, falou também como médico e garantiu que tudo está mais acessível hoje. “Não faz muito tempo que todos tratavam a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis como verdadeiros mistérios. Hoje se fala abertamente e todos têm acesso aos meios de prevenção. Por isso os jovens de hoje podem ficar longe dessas doenças e perto da informação”.

Para o presidente da Câmara de Vereadores Felipe Nogueira, a força da juventude deve ecoar em todos os cantos. “Vocês são os multiplicadores, vocês têm poder de convencimento e de persuasão, então é na mão de todos vocês que está o controle de doença, de gravidez precoce e, inclusive do comando da sua cidade. Hoje temos a satisfação de ver mais gente dessa idade se envolvendo, cobrando e reivindicando o bom funcionamento de Primavera do Leste em todos os sentidos. Política é isso, envolvimento e comprometimento. Colocamos aqui a Câmara à disposição de vocês, para que conheçam melhor o Legislativo e aproveitem o potencial de vocês para, daqui a pouco, assumir o comando dessa cidade que precisa de gente nova, sangue novo e energia para continuar crescendo”, disse Felipe Nogueira.

Leia também:  Vereador Thiago Silva reivindica sinalização de trânsito no Jardim Serra Dourada

Os estudantes passaram a manhã apresentando peças de teatro, paródias e outras manifestações artísticas e culturais, sempre centralizando o tema em debate, DST AIDS e sexualidade.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.