Nutricionista Telma Waki. Foto Varlei Cordova/AGORA MT

Os diversos pratos e bebidas servidos nas ceias de ano podem ajudar as pessoas a ganhar mais de três quilos em apenas uma noite. A nutricionista Telma Waki orienta como realizar uma festa com impacto menor no dia seguinte e livre do mal estar pós-festas.

A nutricionista explica que as pessoas normalmente começam o dia errado, pois pulam refeições para se alimentar mais durante as festas, o que não pode ocorrer. “Todas as alimentações devem ser feitas regularmente, até para que a pessoa possa saborear melhor a ceia”.

Waki disse que a ceia de ano novo é repleta de simbologias e devem ser respeitadas, mas não impede que sejam feitas adequações saudáveis, como por exemplo, substituir a carne de porco por um peixe assado ou lombo. “Muitas pessoas gostam de manter as tradições, e não comem carne de animais que ciscam para trás e por isso preferem o porco, mas o peixe também só nada para frente e é mais saudável”.

Leia também:  Cidão ganha cargo na Secretaria de Receita

Outra proposta da nutricionista é inserir muita salada, de preferência bem colorida para chamar a atenção, e frutas como sobremesa na ceia, além de cortar os molhos cremosos que são ricos em gordura e produtos industrializados que contém muito sódio e colaboram com a retenção de líquidos.

Outro pecado na ceia de final de ano é o excesso de bebidas alcóolicas, que além de deixar um mal estar no dia seguinte contribui para as discussões e acidentes. “Não é errado beber, mas o ideal é beber água duas vezes mais a quantidade de bebida alcóolica ingerida. E assim minimizar o efeito do álcool no organismo”, orienta Telma.

De acordo com a nutricionista em uma noite de festa é possível adquirir mais de três quilos, entre gordura é líquido. Contudo Telma afirma que o mais importante é procurar manter uma vida saudável e com boa alimentação durante todo o ano, mas iniciar o ano com uma ceia mais light também é uma boa forma de começar 2012.

Leia também:  União volta a campo precisando vencer o Dom Bosco
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.