Mariúva explica que a Secretaria Municipal de Saúde iniciará em 2012 atividades para incentivar as pessoas a reduzirem o peso. Foto: Varlei Cordova /AGORA MT

A Secretaria Municipal de Saúde iniciará em 2012 atividades para incentivar as pessoas a reduzirem o peso, a proposta do Ministério da Saúde é reflexo da pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aponta a existência de mais de 70 milhões de obesos no mundo. Os dados para a pesquisa foram coletados em 2008 e 2009 apontam que o Brasil é 77º no ranking do número de pessoas com peso acima da medida. O último resultado foi divulgado em 2005.

Dentre as informações consta que, no Brasil, 51% dos homens e 42,3% das mulheres são obesos. E 75% das crianças com até 10 anos, estão foram do peso. Em comparação com a pesquisa anterior o número de homens acima do peso quadruplicou e a quantidade de mulheres obesas dobrou.

Leia também:  Motorista cai em buraco enquanto mexia no celular na avenida dos estudantes

A gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Mariúva Valentim Chaves, disse um dos fatores que contribuiu com o resultado é a má alimentação da população que consome a cada vez mais alimentos industrializados e praticado menos atividades físicas.

Mariúva disse que no próximo ano iniciará o monitoramento das pessoas com peso acima da medida e serão desenvolvidas ações que colaborem com a conscientização da população para os problemas que a obesidade pode trazer ao indivíduo, como por exemplo, infarto, hipertensão, diabetes e outros.

“Queremos que as pessoas tenham qualidade de vida e para isso vamos desenvolver atividades que promovam a conscientização da população, em caso mais estremos tentaremos viabilizar uma cirurgia, para que a pessoa possa perder peso”, conclui a Mariúva.

Leia também:  Casario tem espetáculo de teatro nesta sexta-feira
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.