Os registros de consultas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), entre os dias 1º e 25 de dezembro, apontam que este ano as vendas de natal apresentaram queda de 5,3% em relação ao mesmo período de 2010. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis era um aumento de 5% a 8%.

A crise mundial e o uso do 13º salário para pagamento de contas são fatores que contribuíram para a redução de consultas, de acordo com o diretor de Serviços e Produtos da CDL de Rondonópolis, Maurício Pugas.

“Entendemos que as pessoas priorizaram o pagamento de dívidas feitas anteriormente, e outras, ficaram com medo de gastar muito e precisarem de um aporte financeiro posteriormente devido à crise mundial”, explicou.

Leia também:  Tráfego da BR-364 deve ser interrompido nesta quinta-feira (24) em Rondonópolis

O diretor também lembrou que o brasileiro está poupando mais, segundo dados do Banco Central, o saldo da caderneta de poupança, até novembro, superou a movimentação de todo ano de 2010, garantindo ampliação de 0,55% nos depósitos, o que equivale a R$ 10,56 bilhões.

“Diante deste quadro, entendemos que as pessoas estão priorizando o pagamento de dívidas e optando por deixarem um fundo de reserva para se resguardarem de problemas futuros”, ressaltou.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.