O que tem chamado a atenção nos últimos meses é que com o aumento do número de vereadores estamos vendo pré-candidatos, a maioria sem qualquer chance, brotarem de todos os lados de Rondonópolis. Muitos deles estão fazendo de tudo para aparecer e ganhar minutos de fama na mídia, acreditando que dessa forma, podem conseguir um votinho.

Com toda a certeza, em 2012 vamos viver uma verdadeira inflação de pré-candidatos. Isso, por um lado, é muito bom, pois teremos muito mais alternativas de votos, praticamente todos os setores da sociedade local devem colocar representantes como candidatos.

O problema, no entanto, é que com o acúmulo de candidatos, a tendência é ver também o risco de perfis fracos entrarem na disputa e em muitos casos com chances de ganhar. Corremos o risco de elegermos lideranças sem perfil político e fruto de manipulações de partidos em razão apenas da popularidade do nome.

Leia também:  Adolescente é morto com 4 tiros em Alto Garças

Os partidos, até mesmo para evitar eleger, uma liderança e se decepcionar no Legislativo devem ao menos oferecer um curso de formação política, para não vermos candidatos que mal sabem qual é o papel do poder legislativo dentro da Câmara e não sofreremos mais em ver  o famoso discurso do Tiririca, que quando se candidatou em 2010, para deputado federal por São Paulo, disse que não sabia o que faz um deputado federal. O pior de tudo que mesmo sem saber (acredito que hoje ele sabe) o que faz um deputado federal, Tiririca se elegeu.

O eleitor precisa cobrar dos pré-candidatos o mínimo de conhecimento das funções do legislador para não eleger alguém que quando chegar à Câmara seja facilmente manipulável pelas lideranças mais antigas como vemos em todas as esferas do poder legislativo. Os partidos também devem agir como filtro, pois é o nome da sigla que muitas vezes é colocado em cheque.

Leia também:  Sesc Rondonópolis realiza desafio mix aeróbico neste sábado (08)
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.