Foto Matusalem Teixeira

O auditório da prefeitura municipal de Rondonópolis foi ponto de encontro de entidades sociais, servidores públicos e sociedade civil que participaram da 1ª Conferência de Transparência e Controle Social – Consocial, organizado pela Controladoria Geral da União – CGU com a finalidade de elencar propostas para combater a corrupção.  Os pontos levantados serão encaminhados para a conferência estadual, nos dias 20 e 21 de março e posteriormente para discussão federal, entre os dias 18 e 20 de maio onde será criado Plano Nacional de Transparência e Controle Social.

José Alves Pereira Filho, Auditor Geral do Estado, explicou que o objetivo das conferencias é levantar junto a sociedade formas de combater a corrupção e oferecer ferramentas para que a população possa estar mais consciente do processo de gestão pública. “Uma sociedade atuante e bem informada resultará em menos corrupção no país, por essa razão a busca pela mobilização junto à sociedade para que possa estar mais presente no controle da gestão pública”, frisou José Alves.

Leia também:  269 vagas de empregos para Rondonópolis (05/06)

A secretária de Desenvolvimento do Turismo do Estado, deputada Teté Bezerra, disse que a iniciativa é muito importante, pois irá consolidar o processo de redemocratização no país e ajudará a combater a corrupção.

O prefeito José Carlos do Pátio destacou que esse é um novo momento para a gestão pública no Brasil e ressaltou a necessidade de intensificar as responsabilidades fiscais na gestão pública.

Durante a 1ª Consocial foram debatidos quatro eixos: a promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas como instancias de controle e as diretrizes para a prevenção e combate a corrupção.

O auditor concluiu que o Brasil possui um grande número de conselhos, o que contribuiu com a fiscalização de gestão pública.

Leia também:  Prefeitura conquista área de escola e negocia outras duas para creche e espaço de lazer
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.