Reunião de planejamento familiar. Foto: Varlei Cordova/AGORA MT

É crescente o número de homens que realizam a vasectomia como forma de controle familiar em Rondonópolis, o método contraceptivo é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde. Nesta quarta-feira (25/01) foi realizada no auditório da Secretária de Saúde a primeira reunião do ano pelo programa de planejamento familiar.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Mariúva Valentim Chaves, disse que entre maio e dezembro de 2011 foram realizadas 82 vasectomias e 166 laqueaduras, enquanto no ano de 2009 nenhum homem procurou a secretaria com interesse de realizar o procedimento.

A assistente social do programa, Márcia Simões, explicou que as pessoas estão procurando a cada dia mais informações sobre os métodos contraceptivos e com isso os mitos em relação à vasectomia, como por exemplo, que o homem ficará impotente e que o processo é irreversível estão sendo desmitificados, além de ser menos agressivo do que as cirurgias realizadas nas mulheres.

Leia também:  Vereador diz que há "eminência parda" atuando nos bastidores

De acordo com a assistente social, as pessoas tem compreendido melhor a importância de realizar um planejamento familiar, pois pode ocorrer do bebê nascer em uma época que os pais não estejam preparados para recebê-lo ou que o casal já tenha esteja satisfeito com a quantidade de filhos. “Ter um filho é algo muito sério e para toda a vida, por essa razão é importante que os pais tenham essa consciência de planejamento familiar”.

Márcia afirmou que toda última quarta-feira do mês é realizada uma reunião onde as pessoas são orientadas sobre os métodos contraceptivos e os mais eficazes e se houver interesse, desde que os candidatos preencham alguns requisitos, são encaminhados para realizar os tratamentos.

Leia também:  Prefeitura disponibiliza certidões online sem ônus para população
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.