Agora MT Variedades Cinema e TV Filme 'A Cadeira do Pai' representa o Brasil no Festival de Cinema...
FESTIVAL DE CINEMA

Filme ‘A Cadeira do Pai’ representa o Brasil no Festival de Cinema de Sundance

Fonte: DA REDAÇÃO COM TERRA
VIA

Imagem: Wagner Moura e Mariana Lima em cena do filme A Cadeira do Pai Filme 'A Cadeira do Pai' representa o Brasil no Festival de Cinema de Sundance
Foto: Priscila Prade/Divulgação
O longa-metragem brasileiro A Cadeira do Pai, dirigido por Luciano Moura, concorre na categoria drama do Festival de Cinema de Sundance, que começa nesta quinta-feira (19) e se estende até o dia 29 de janeiro em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos.

Concorrem com o filme de Moura na seção de drama internacional o argentino El ultimo Elvis (Armando Bo), Gypsy Davy (Israel, EUA, Espanha, Rachel Leah Jones), Madri, 1987 (Espanha, David Trueba), Violeta se fue al cielo (Chile, Andrés Wood) e Young & Wild (Chile, Marialy Rivas).

A edição de 2012 tem confirmada a presença de inúmeras estrelas e com um programa que consolida o evento como uma vitrine de referência do cinema independente. Ao todo participam ao menos 110 longas de 31 países – incluídos 88 estreias mundiais.

O fator financeiro ficou evidente nesta edição com o aumento de filmes de baixo orçamento que aterrissam em Sundance com uma roupagem digna de superprodução, como é o caso neste ano de The Words, Lay the Favorite e Red Lights, esta última do diretor espanhol Rodrigo Cortés.

“Os atores famosos gostam de participar de produções mais densas, de maior significado. Além disso, no sistema americano, ter estrelas no filme ajuda a conseguir financiamento, portanto todos saem ganhando”, explicou à Agência Efe a veterana programadora do Sundance Caroline Libresco.

Na produção sobre atividades paranormais Red Lights, Cortés contou com Robert De Niro, Sigourney Weaver e Elizabeth Olsen, enquanto o diretor Stephen Frears teve sob seu comando em seu drama de cassinos Lay the Favorite Bruce Willis, Catherine Zeta-Jones, Rebecca Hall e Vince Vaughn.

A lista de atores conhecidos que exibirão seus últimos trabalhos em Sundance inclui ainda Bradley Cooper, cujo filme de mistério The Words fechará o festival.

“Atrair os famosos não é nosso objetivo, nossa missão é descobrir filmes pequenos”, insistiu Libresco, perguntada sobre uma possível aproximação do Sundance ao “glamour” de festivais como Cannes e Veneza.

As produções carregadas de famosos não participam da competição oficial do evento em nenhuma das quatro categorias (drama e documentário feito nos EUA, e drama e documentário internacional) e o propósito principal é dar notoriedade e distribuição no mercado americano.

A organização de Sundance registrou para sua edição 2012 alta de 6% de pedidos de participação com relação aos números de 2011.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas