Foto: Eduardo Andreassi

No último ano, turistas estrangeiros gastaram cerca de US$ 6,775 bilhões no Brasil, um acréscimo de 14,4% em relação a 2010, de acordo com dados do Banco Central.

O Ministério do Turismo (MTur) constatou que os turistas estrangeiros deixaram no país, somente no mês de dezembro, cerca de US$ 650 milhões. Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, esse foi o melhor mês de toda historia.

O ministro também destacou o empenho do MTur e Embratur para divulgar os atrativos turísticos do Brasil. “Com o número recorde de divisas internacionais, temos a confirmação de que o Brasil tem muito a ganhar quando investe no desenvolvimento do setor. Superamos todas as nossas expectativas. Agora é continuar investindo na divulgação e estimular os Estados a participarem das feiras e eventos internacionais”, disse o ministro.

Leia também:  2º Encontro de Vendedores e Líderes de Concessionárias acontece em Rondonópolis

Durante a participação do Brasil na Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), realizada de 18 a 22 de janeiro, foi possível constatar, segundo o ministro do Turismo, que o Brasil vive um momento de muita visibilidade internacional em função da Copa do Mundo de 2014. “A Fitur mostrou que estamos diante dos holofotes. Queremos ser líderes do turismo mundial. Para isso, estamos desenvolvendo políticas públicas importantes, principalmente na área de qualificação. Temos que trabalhar muito com planejamento e eficiência. Todos querem saber mais sobre os destinos brasileiros e sobre oportunidades para investir no Brasil. A responsabilidade do Ministério do Turismo diante do futuro que se aproxima é imensa”, completou Vieira.

Leia também:  A cada 3h, uma pessoa morre de acidente de trabalho em MT

No stand do Brasil na Fitur participaram representantes do trade turístico, instituições, secretarias de Turismo de estados e municípios, entre elas a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur/MT) e a Secretaria de Turismo de Cuiabá.

O secretário em exercício de Turismo de Mato Grosso, Jairo Pradela, também destaca a importância do turismo recptivo internacional para a economia do estado e acredita que a política de divulgação do governo brasileiro, por meio de feiras, irá alcançar os objetivos. “A Embratur está estimulando os estados a participarem das feiras internacionais para divulgar as belezas naturais brasileiras. Mato Grosso é um dos grandes destaques nos eventos internacionais. Somos o estado do ecoturismo e o único no mundo com três biomas – Pantanal, Cerrado e Amazônia. Em função disso despertamos um grande interesse do turista estrangeiro”.

Leia também:  Saque do FGTS para empregado que pedir demissão é aprovado pelo Senado

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.