Manchas indolores podem ser sinal de Hanseníase

Todo último domingo de janeiro é comemorado o Dia Internacional de Combate a Hanseníase, em Rondonópolis a data será lembrada no sábado (28/01) com um mutirão na Praça Brasil, a partir das 8h, e oferecerá teste e informação as pessoas, sobre a doença.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Mariúva Valentin Chaves, explicou que o evento foi antecipado para atender o maior número de pessoas possível, principalmente quem não pode se dirigir as unidades de saúde do município. “Acreditamos que a ação na Praça Brasil é um local de fácil acesso para que as pessoas possam realizar o exame”, argumentou.

Mariúva disse que é muito importante a pessoa observar o corpos e realizar o autoexame, pois quanto antes a doença for diagnosticada o tratamento terá um resultado melhor e mais rápido. A gerente frisou que a população deve observar qualquer mancha indolor no corpo, pois pode ser hanseníase.

Leia também:  Justiça Comunitária realiza mutirão no próximo dia 26

Apesar de ser uma doença grave e contagiosa a hanseníase tem cura, desde que realizado o tratamento corretamente e dependendo do caso toda a família é envolvida no processo.

A gerente disse que dados comparativos entre 2010 e 2011 apontam que no último ano os casos da doença caíram em 15% no município, em relação ao ano anterior, a redução também é comemorada em todo o país, o que demonstra que as pessoas estão mais conscientes em relação ao combate e tratamento da doença e também a qualidade no serviço realizado.

A ação ocorrerá amanhã (28/01) entre às 8h e 16h. Durante o mês as unidades de saúde do município intensificaram os atendimentos em relação a doença. Na ação realizada em 2011 foram feitos 216 exames, sendo registrados 16 casos de suspeita da doença e oito casos foram confirmados.

Leia também:  Delação de Silval envolve Maggi, Wellington e Bezerra
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.