As equipes de saúde de todos os municípios brasileiros já estão em campo para a primeira visita de acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Eles vão observar se as famílias estão cumprindo o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos.

As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se estiverem grávidas ou amamentando, precisam comparecer ao pré-natal e acompanhar sua saúde e a do bebê. Até 29 de junho um batalhão de 260 mil profissionais da área fará o registro das informações de 10,6 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros e no Distrito Federal.

Leia também:  Casal é encontrado morto dentro de residência em Mato Grosso do Sul

A secretária de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis, Neuma de Morais, aconselha as gestantes de famílias beneficiárias a não esperar a visita das equipes para informar a gravidez aos gestores do Bolsa Família. “Elas devem procurar os responsáveis pelo programa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) o quanto antes para agilizar a avaliação e, se for o caso, receber o benefício variável destinado a gestantes e nutrizes.”

Segundo a coordenadora do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Mariúva Valentim, o calendário de acompanhamento das contrapartidas é definido pelo Ministério de Desenvolvimento Social em conjunto com as áreas de saúde e educação. Com base nele, os gestores municipais do programa em cada área planejam as visitas e o acompanhamento das famílias. No caso da saúde, cada uma recebe a visita do técnico duas vezes por ano.

Leia também:  Justiça Federal suspende o uso de simuladores em autoescolas

Na educação, crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes de 16 e 17 anos devem frequentar pelo menos 75% das aulas. Nesta área, os gestores do Bolsa Família fazem cinco registros anuais de cumprimento de condicionalidades.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.