Foto: Internet

Carnaval é pura curtição. A folia é tanta que esquecemos de cuidar da pele e da saúde durante a maratona de festa. Por isso, o dermatologista Marcelo Bellini, dá dicas de como fazer sua pele e seus cabelos sobreviverem nos dias de carnaval.

Mantenha a regra básica: antes de sair de casa, alimente-se bem, coma grelhados, verduras, legumes e frutas. Na nécessaire, tenha sempre:

– Hidratante labial: com muitas horas de folia, transpira-se bastante e às vezes não percebemos o ressecamento dos lábios. Para evitar o aparecimento de rachaduras (fissuras) no meio dos lábios e no canto da boca e descamações, que são muito freqüentes, é importante hidratá-los sempre. Procure utilizar protetores labiais, muitos já vêm associados à proteção solar, ideal para quem participa de micaretas e bailes durante o dia.

Leia também:  Na gripe tem vacina, sintomas e tratamento

– Protetor solar: os blocos de rua costumam ser durante o dia, portanto, protetor solar no rosto – FPS 30 para pele morena e FPS 60 para pele clara, e no corpo – FPS 30 ao 45. Os protetores diminuem o brilho da pele, portanto cosmeticamente, tem uma sensação mais agradável. Algumas marcas apresentam efeitos dois em um, pois além da proteção solar tem efeito hidratante e substâncias antioxidantes, como vitamina E, soja, chá verde, entre outros.

– Hidratante corporal: não podemos esquecer que nesse período a pele fica mais exposta, as pessoas usam menos roupa, mais decotadas e curtas. As fórmulas hidratantes estão cada vez mais potentes e de rápida, além disso, algumas formulações contêm substâncias que repõem a oleosidade natural da pele, portanto ricas em Ácidos Graxos, Uréia, Ômega 3, dentre outros.

Leia também:  Confira dicas sobre alimentação saudável na gestação

– Creme hidratante para mãos e pés: contendo uréia em concentrações elevadas, glicerina e lanolina, pois esses ativos evitam os ressecamentos e/ ou rachaduras nessa área do corpo.

Durante a festa, beba bastante água, água-de-coco, chá gelado, sucos e outras bebidas refrescantes. O importante é manter o organismo sempre hidratado.

Após a comemoração, não se esqueça…

– Demaquilante: nada de dormir com maquiagem. Para pele oleosa, os mousses e géis são os mais indicados, pois, são mais leves, não retiram toda a oleosidade e deixam uma sensação agradável de frescor. Para a pele mista, aconselho o leite de limpeza, pois ele retira suavemente a oleosidade excessiva da zona T (testa, nariz e queijo) e equilibra a hidratação nas outras regiões. O ideal para pele seca são os cremes de limpeza, indicados para pele sensível e que também ajudam na hidratação.

Leia também:  Conheça os sete truques de uma boa maquiagem

– Shampoo anti-resíduos: nessa época, usa-se muito gel, mousse e outros fixadores, que misturados ao suor, acumulam e resultam em muitas impurezas nos cabelos. Para limpá-los profundamente e devolver-lhes saúde, um bom shampoo anti-resíduos é a indicação e deve-se utilizá-lo uma vez por semana ou a cada 10 dias.

– Esfoliante corporal: sabonete ou gel, ideal para esfoliar o corpo, mãos e pés para renovação celular. Aproveite esse momento para fazer uma massagem relaxante, principalmente, nos pés cansados. Na seqüência, hidrate muito.
Aproveite a festa e se jogue na folia!

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.