Presidente do Conselho do Idoso diz que além de infringir a lei os motoristas também desrespeitam os direitos dos idosos. Foto: Ronaldo Teixeira/AGORA MT

Atendendo a um pedido do Conselho do Idoso, os agentes da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito (Setrat) com apoio da Polícia Militar iniciaram na manhã desta quarta-feira (08/02) um arrastão na região central da cidade para fiscalizar os motoristas que estacionam indevidamente na área reservada para idosos e Portadores de Necessidade Especiais (PNE).

O presidente do Conselho do Idoso, Lindomar Lemes dos Santos, disse que a ação surgiu com as frequentes denuncias de que motoristas, que não são beneficiados com os espaços, têm utilizado as vagas reservadas para os idosos. “Além de ser uma infração dos motoristas é uma falta de respeito com os direitos dos idosos e deficientes”, frisou.

Leia também:  Câncer de Marcelo Rezende avança e jornalista tem falência múltipla de órgãos decretada

Lindomar relatou também que muitos motoristas utilizam a carteira que dá direito a estacionar na vaga reservada, quando não estão acompanhados por idosos, o que configura falsidade ideológica e cabe a apreensão da carteira.

O secretário de Trânsito e Transporte, Rodrigo Lugli, disse que infelizmente pode constatar o descumprimento da lei e estima que 30% das vagas são usadas indevidamente, mas que esse tipo de atitude será fiscalizado mais intensamente. Lugli lembrou que os motoristas que comentem tal prática serão autuados e terá que pagar uma multa de R$ 53 e acrescido três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A agente de trânsito, Edna Pedroso Bezerra, disse que praticamente todos os motoristas argumentam que foi uma parada rápida, o que não é justificável e também demonstra uma falta de observância no cumprimento da lei.

Leia também:  Atuante

As carteiras que dão direito ao idoso estacionar em local reservado podem ser retiradas no Conselho do Idoso, com a cópia dos documentos pessoais e comprovante de residência. A identificação permite ao motorista que acompanha o idoso, possa estacionar nas vagas pré-estabelecidas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.