Reunião para criação do plano diretor da Defesar Civil. Foto: Ronaldo Teixeira/AGORA MT

A coordenadoria da Defesa Civil de Rondonópolis deu início nesta quarta-feira (15/02) na elaboração do Plano Diretor para ser desenvolvido no município. Até o momento, no Estado nenhuma cidade possui o projeto de atuação.

O coordenador da Defesa Civil em Rondonópolis, Messias Cardoso, explicou que é muito importante a criação do plano e principalmente a mobilização da sociedade, pois a proposta é trazer mais tranquilidade à cidade, no que tange a questão de segurança em relação a desastres. Messias disse que o foco principal do projeto é a prevenção de acidentes.“Com o plano diretor o número de desastres devem diminuir, pois reforçaremos os trabalhos preventivos”.

O comandante regional do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Vanderlei Bonoto, defendeu que a criação do plano é de suma importância para a Defesa Civil, pois norteará o órgão em situações de emergência.

Leia também:  Repasse de ICMS deve aumentar em 2018 em Rondonópolis

O plano diretor tem alguns objetivos, como por exemplo, fazer a defesa permanente da população contra desastres, minimizar os danos, orientar na iminência de acidentes e otimizar a atuação da Defesa Civil. Bonoto explicou que o projeto é sustentado em quatro bases, a prevenção de desastres, preparação para acidentes, tempo de resposta e reconstrução das áreas afetadas nos desastres.

Para a criação do plano diretor será necessária fazer levantamentos sobre a situação econômica-social da população, as características climáticas e geográficas, estudo epidemiológico e tipos de desastres mais comuns, informações que serão levantadas por subcomissões para a formulação do projeto, que será avaliado pelo Conselho da Defesa Civil e posterior apreciação dos vereadores e só então entrará em prática.

Leia também:  Implantação de coletor tronco de esgoto irá interditar parcialmente Fernando Corrêa
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.