Feira de peixe. Foto CEAGESP

Tabatinga, Tambacu, Pintado, Pacu, Tambaqui, Piau e Peraputanga são algumas das espécies que serão comercializadas na Feira do Piscicultor de Rondonópolis que inicia neste sábado (25/02) no Cais de Rondonópolis.

O secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Genilton Pereira de Souza, explicou que o objetivo da feira é incentivar o comércio do peixe de cativeiro e estimular a economia local através da geração de emprego e renda.

Genilton informou que a feira será coordenada pelo ex-secretário da pasta, Valdir Correia, e é resultado de um projeto incentivo a piscicultura que num período de aproximadamente dois anos abriu mais de 90 tanques. “A feira é resultado dos trabalhos desenvolvidos com os piscicultores, mas não basta apenas furar os tanques entendemos que é preciso dar condições dos produtores venderem os peixes”.

Leia também:  Katiene é convocada pela Câmara

Inicialmente a feira contará com cerca de 20 produtores e será realizada todos os sábados entre às 9h e 20h e com o objetivo de agregar mais produtores. Rondonópolis conta com cerca 200 piscicultores que criam os peixes em aproximadamente 600 tanques.

O zootecnista da pasta, Valnei Marinho, observou que a feira traz outros benefícios além de dar condições dos piscicultores comercializarem seus produtos, como por exemplo, oferecer regularmente produto à população e diminuir a pesca durante a piracema, pois “infelizmente nem todas as pessoas tem consciência do prejuízo que oferece ao meio ambiente com a pesca das matrizes durante o período da desova dos peixes”.

Valnei afirma que a feria também oferece outra vantagem, que é a qualidade da carne do peixe, pois os produtos oferecidos hoje para a alimentação dos peixes evitam a alteração no sabor da carne e não deixam a deseja em relação aos peixes dos rios.

Leia também:  Vendaval também atinge estádio Luthero Lopes

A proposta do secretário é que a feira se consolide assim como as feiras da Vila Aurora e da Vila Operária.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.