Itiquira será palco da 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social (Consocial) que levantará propostas para combater a corrupção, para serem apresentadas na Conferência Estadual, o evento será realizado no dia 15 de fevereiro, no plenário da Câmara Municipal.

Segundo José Alves Pereira Filho, Auditor Geral do Estado, o objetivo das conferências é mobilizar a sociedade para combater a corrupção e buscar maior transparência no processo de gestão pública, de forma que todos possam ter conhecimento das ações dos gestores. “Uma sociedade atuante e bem informada resultará em menos corrupção no país, por essa razão a busca pela mobilização junto à sociedade para que possa estar mais presente no controle da gestão pública”, frisou José Alves.

Leia também:  Dia D da vacinação antirrábica acontece neste sábado

Foram convocadas para a conferência a Organização Não Governamentais (ONG) Itiquiunida, AMDCI – Associação de Moradores em Defesa da Cidadania Itiquirense, juntamente com o Sintep – Sindicato dos Professores Sub Sede Itiquira, bem como toda a sociedade para marcar presença no evento.

Os presentes debaterão os quatro eixos temáticos da 1ª Consocial, que são: A promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; os mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e as diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Os pontos levantados serão encaminhados para a conferência estadual, nos dias 20 e 21 de março e posteriormente para discussão federal, entre os dias 18 e 20 de maio onde será criado Plano Nacional de Transparência e Controle Social.

Leia também:  Coder promove novo visual à região da Lions Internacional
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.