Reunião das mulheres cobra tratamento Foto: Ronaldo Texeira/AGORA MT

Um grupo de mulheres que aguardam andamento no tratamento de mama, se reuniram com as representantes do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres e do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, para pedi uma providência no tratamento, pois algumas mulheres têm nódulos no seio e esperam por cirurgia. A reunião ocorreu na tarde desta sexta-feira (24/02), no departamento.

Com seis nódulos em cada seio, Joana Martins Costa, afirma que em agosto do ano passado pagou por uma mamografia onde foram confirmados os caroços nos seio, contudo aguarda pela realização da cirurgia para retirada dos nódulos. Com medo do problema se agravar e com dores nos seios a paciente relatou que iniciou uma rifa para tentar fazer a cirurgia, pois a fila de espera é muito longa.

Leia também:  Reunião discute reativação do Rede Cidadã em Rondonópolis

Sandra Raquel, presidente do CMDM, disse que essa situação não pode permanecer dessa forma, pois o câncer de mama desenvolve rápido e muitas mulheres podem morrer enquanto aguardam na fila. “Não tem sentido realizar campanhas como o Outubro Rosa que incentiva a realização da mamografia e do auto-exame, se o processo não tem continuidade. É pior para uma mulher saber que esta com nódulos no seio e ter que aguardar para um dia ser atendida, pois quando chegar a hora de realizar o tratamento será mais caro ou já não terá mais o que se fazer”, declarou.

Segundo a presidente do CMDM, a representante do departamento argumentou que o município conta com dois mastologistas para atender toda a demanda da região sul, além do fato que no momento o mamógrafo do Centro de Atendimento Integrado à Saúde da Mulher (CAISM) está com defeito, mas deve ser regularizado nos próximos dias.

Leia também:  Inscrições para vestibular da Unemat em Rondonópolis encerram neste domingo (21)

Contudo houve um entendimento entre as presentes para uma nova reunião no dia 09 de março, onde será apresentado um levantamento de todas as mulheres no município que aguardam na fila de espera e será apresentada propostas para reduzir a fila de espera.

Matérias relacionadas

Morte por câncer de mama cresce em 50%

Profissionais da Santa Casa recebem atenção especial

Campanha alerta mulheres sobre o câncer de mama

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.