Mutirão no residencial Padre Lothar - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

O Mutirão de Serviços Públicos organizado pela prefeitura de Rondonópolis vai beneficiar 1.143 famílias dos residenciais Alfredo de Castro Araújo e Ananias Martins de Souza, localizados nas proximidades do Parque de Exposição Wilmar Peres de Farias, na saída para Guiratinga. O projeto coordenado pelo secretário de Governo do Município, Gerson Araújo de Oliveira, vai reunir ações das secretarias e autarquias municipais na segunda e terça-feira, dias 6 e 7 de fevereiro, na área pública do Alfredo de Castro.

A equipe da Secretaria de Promoção e Assistência Social vai intensificar as ações, durante o mutirão, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida daquelas comunidades. Dentre os serviços a serem oferecidos pela Pasta que tem o comando da gestora Neuma de Morais está o cadastramento e recadastramento do Programa Bolsa Família; além de atendimento com benefícios sociais para as famílias que estão descobertas pelo Centro de Referência e Assistência Social – Cras.

Leia também:  Santa Casa amanhece de portas fechadas

Neuma de Morais anuncia também o serviço de emissão de documentos como carteira de trabalho, carteira de identidade e segunda via de certidão de nascimento; cadastro do CadÚnico e o Benefício de Prestação Continuada – BPC; inscrição para cursos profissionalizantes e atendimento do Balcão de Emprego.

No setor de Saúde Pública, as ações incluem teste de acuidade visual para alunos da EJA, do Brasil Alfabetizado e crianças; campanha de combate a dengue e leishmaniose; encaminhamento para atendimento com consultas médicas e exames; pesagem de crianças; acompanhamento de gestantes; controle de natalidade; palestras sobre o Programa de Planejamento Familiar e controle de pressão arterial.

Na área de Educação a comunidade local vai ser beneficiada com os serviços como cadastro do Programa Brasil Alfabetizado; cadastro de alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA; e cadastro de crianças fora da sala de aula. A Secretaria de Transporte e Trânsito – Setrat vai fazer o cadastro de alunos para serem beneficiados com o passe-livre.  A Secretaria do Meio ambiente vai desenvolver o plantio de árvores nos dois bairros.

Leia também:  "Caçambeiros" ganham prazo para adaptação

Para garantir o abastecimento de água na região, o Serviço de Saneamento Ambiental – Sanear deve dar início à perfuração de um poço artesiano. A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder vai fazer a terraplanagem da área do campo de futebol; cascalhamento de ruas e retirada de entulho, além de entrega de aterro e implantação de iluminação pública. Está previsto também o início de construção das casas; implantação do Espaço da Cidadania no antigo Ipê Tênis Clube; e coleta de lixo.

O secretário Gerson Oliveira explica que o mutirão tem como meta atender as famílias que mais precisam dos serviços públicos e, às vezes enfrentam dificuldades até pela falta de condições de se deslocarem até os setores de atendimento da Administração Municipal. “Nossa proposta é aproximar o Poder Público das comunidades para oferecer atendimento a quem precisa”, disse.

Leia também:  11ª Primavera dos Museus chega em Rondonópolis na próxima semana
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.