Histórico e Portfólio da TMG são apresentados aos particpantes do evento. Foto da assessoria

Com a preocupação de estar sempre próxima ao produtor, para conhecer e atender suas necessidades, a Tropical Melhoramento & Genética, TMG, marca presença nos Dias de Campo 2012 Fundação MT.

No estande da empresa, os participantes assistem um breve relato sobre sua origem, que embora seja uma empresa nascida em Mato Grosso tem sua sede em Cambé/PR por possuir um clima favorável à pesquisa em genética e melhoramento vegetal. Com um dos maiores programas de melhoramento genético de soja no mundo, onde tem em média 450 mil linhas de progênies, seu foco é a criação e desenvolvimento de novas variedades de soja.

Atualmente a TMG disponibiliza aos produtores 21 cultivares para a região do Cerrado e cinco para a região Sul do Brasil. Entre as variadas características que possuem, a tolerância aos nematoides está presente na maioria delas. Um dos destaques é a TMG 132 RR, a mais plantada em Mato Grosso. Além disso, a TMG é precursora no lançamento de variedades de soja resistente à ferrugem asiática.

Leia também:  Pequenos devedores tem negociação de dívida facilitada pelo governo de MT

Durante a palestra, Suzuki faz um alerta sobre o problema da infestação dos nematoides nas lavouras mato-grossenses. Um levantamento realizado pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) revela o aumento da doença nos últimos anos. O nematoide Pratylenchus Brachyurus é o principal gênero encontrado, presente em 96% das amostras analisadas pela instituição. “Esse não é o nematoide mais danoso, mas devemos ficar atentos, pois é de difícil controle”.

Em resposta a estes problemas, a TMG lançou este ano, duas cultivares convencionais com ampla resistência ao nematoide de cisto: TMG 4182 e TMG 4185.  Alto potencial produtivo é outra característica das novas variedades. A primeira tem ciclo precoce, bom arranque inicial e moderada resistência ao acamamento e à chuva. A segunda é de ciclo médio, também tem bom arranque inicial, permitindo o rápido estabelecimento da lavoura. Elas estarão disponíveis aos produtores de sementes na próxima safra, 2012/2013.

Leia também:  PSDB deve ficar com secretaria de Gestão de Pessoas

Após a palestra, os participantes conferem a campo o desempenho de outras cultivares que fazem parte do portfólio da TMG.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.