Pessoas do mundo inteiro comemoram nesta quarta-feira (21/03) o Dia Internacional da Síndrome de Down. A diretora da Associação de Pais e amigos dos Excepcionais (APAE), Karla Paes, disse que há muito que comemorar.

Karla disse que dentre as pessoas com deficiência intelectual atendidas na APAE há vários portadores de Síndrome de Down, e que a data é um momento muito importante, pois é uma ocasião para recordar as conquistas que muitas pessoas com a deficiência já obtiveram.

Segundo a diretora, assim como as demais pessoas que apresentam a deficiência intelectual, a Síndrome de Down oferece características físicas peculiares para os portadores e que desde crianças dependem de acompanhamento com fisioterapeuta, fonoaudiólogo dentre outros profissionais que colaborarão com a diminuição do impacto no paciente.

Leia também:  Inscrições abertas para Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho em Rondonópolis

Apesar das limitações muitos portadores da Síndrome conseguem manter uma vida normal como outra pessoa qualquer. “Hoje é possível encontrar pessoas com Síndrome de Down que trabalham, casam e superam os obstáculos impostos pela doença. Eles precisam apenas de um incentivo e oportunidade para mostrarem que são capazes, basta receberem capacitação”, afirmou Karla, que comemora também a diminuição do preconceito da sociedade.

A diretora relatou que a instituição trabalha para que as pessoas com deficiência intelectual possam adquirir independência.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.