A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), através do Instituto de Pesquisa ACIR (IPA), finalizou uma pesquisa que mostra o crescimento e também a retração nas vendas em alguns segmentos do comércio rondonopolitano. Os dados abrangem os meses de novembro e dezembro de 2010 e o mesmo período de 2011.

De acordo com o presidente da ACIR, Edson Ferreira, o objetivo da pesquisa é diagnosticar as vendas dos principais segmentos comerciais do município e analisar o cenário a partir dos dados. “As informações vão continuar a ser coletadas trimestralmente, com o intuito de informar a classe empresarial da situação do mercado e construir um histórico dos números de crescimento e redução, possibilitando comparativos”, ressaltou.

Foram coletados dados nas áreas de vestuário e calçados, venda de carros novos e usados, materiais para construção, móveis planejados, supermercados, eletrodomésticos e lojas de brinquedos. O único setor em que houve redução nas vendas no período foi o de carros usados, que apresentou uma queda de 10% com relação a 2010.

Leia também:  Rondonópolis | MPT divulga edital para cadastro de entidades que poderão ser beneficiadas com destinações

Já o setor de eletrodomésticos cresceu 18% a 20%, privilegiado com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). As vendas de carros novos apresentaram crescimento de 8% a 10% no município e de materiais para construção 7% a 9%. Os supermercados venderam 6% a 8% a mais, as lojas de brinquedos 5% a 7% e vestuários e calçados 4% a 6%. O setor que apresentou o maior crescimento comparativo do período foi o de móveis planejados, com 22% a 24% de aumento.

De acordo com o coordenador do IPA, Arapoty Watanabe, as informações foram coletadas junto às empresas e os dados foram finalizados na segunda quinzena de janeiro.

 

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.