Mobilização dos agente na prefeitura Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Como forma de protesto pelo descaso do prefeito José Carlos do Pátio os agentes comunitários de saúde (ACS) de Rondonópolis suspenderam a entrega de qualquer tipo de relatório para a Secretaria Municipal de Saúde.

A presidente do sindicato dos ACS, Marina Lara, explicou que a mobilização tem como objetivo chamar a atenção do prefeito, para que possa atender as reivindicações da categoria. “Em novembro Pátio se comprometeu em receber os ACS no início de janeiro deste ano para discutir as reivindicações dos agentes, contudo até o momento não conseguimos resposta ao pedido de audiência com o Chefe do Executivo. É um descaso com a categoria”.

Marina afirmou que os trabalhos dos profissionais serão realizados normalmente, mas que a não entrega dos documentos comprometerá os repasses feitos pelo Ministério de Saúde ao município. “Não queremos prejudicar a população, mas acreditamos que desta forma, sem muito alarde, iremos chamar a atenção do prefeito, pois se os dados do município não forem atualizados o Ministério da Saúde não faz pagamento de recursos para a secretaria”.

Leia também:  Incêndio de grandes proporções atinge o Frigorífico Agra em Rondonópolis

A principal reivindicação dos agentes é que o repasse no Governo Federal, R$ 750, seja estabelecido como piso salarial da categoria, pois atualmente o piso é de R$ 561 e a verba enviada do Governo não chega integralmente na conta dos servidores. Em contra partida o município deve efetuar também o pagamento de encargos patronais, como o pagamento de insalubridade.

A sindicalista protocolou um oficio junto a Secretaria Municipal de Saúde, no Polo Regional. Caso o prefeito não receba os agentes até o início da próxima semana será protocolada a decisão de suspender a entrega de relatórios na Promotoria de Justiça e no Ministério de Saúde.

Matérias relacionadas

ACS realizam mobilização para pedir respostas do prefeito

Leia também:  Projeto “O Rio é Nosso” reuniu mais de 1,6 mil voluntários para limpeza do Ribeirão Arareau

Agentes de saúde em passeata reivindicam melhores salários

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.