O produdores da agricultura familiar vão ter uma moeda própria, o Bacuri. Foto Ronaldo Teixeira/AGORA MT

Rondonópolis é o 1º município do Estado e 2º no Centro Oeste a inaugurar um banco voltado para os pequenos produtores da agricultura familiar. O Banco Cerrado foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (16/03) e promete fomentar a economia das 12 comunidades com uma moeda própria.

A irmã Elizabete Maria da Silva, do comitê de gestão do banco, explicou que a experiência é realizada com sucesso em outras cidades do país e trará mais benefícios aos 200 associados distribuídos nos 12 assentamentos da região.

“O Banco Cerrado é o resultado do trabalho da Associação Dando as Mãos que reflete a busca dos produtores da economia solidária, pois muitas vezes tem dificuldade obter empréstimos e investimentos para fomentar a atividade, essa realidade será muda com o nosso banco”, frisou irmã Elizabete.

Leia também:  Imposto de Renda | Receita paga hoje restituição residual Pessoa Física

Leonora Mol, presidente da Associação Ateliê de Ideias, entidade executora para a estruturação dos bancos na região Centro-Oeste, explicou que uma das características do banco é que se baseia na finança de proximidade, onde a comunidade decide qual projeto será beneficiado, taxas de juros, forma de pagamento, tudo livre da burocracia das instituições financeiras convencionais, mas também sob a tutela do Banco Central.

O Banco Cerrado disponibilizará para a comunidade uma moeda própria, o Bacuri, que assim como o Real, liberado pelo Banco Central possui elementos de segurança para evitar a possibilidade de falsificação. E tem como objetivo a valorização da cultura local, sendo utilizada na comunidade assim como qualquer outro moeda.

Leia também:  Grupo defende permanência de Juary na liderança do prefeito

Para a produtora Cristina Pereira Moura é um momento de muita satisfação e servirá para valorizar o trabalho que é desenvolvido pela associação. “Vamos ter uma moeda própria que nos ajudará a fortalecer e expandir nossas atividades”.

O Banco Central aprovou a instalação de 10 bancos voltados para a agricultura familiar no Estado em comunidade de até 50 mil pessoas. A iniciativa no Brasil existe há mais de 15 anos.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.