Banheiros químicos na Praça Brasil - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Os banheiros químicos acabaram de ser instalados nas principais Praças de Rondonópolis e já estão dividindo opiniões entre os rondonopolitanos. No início do mês o vereador, Milton Gomes da Costa (Miltão), havia solicitado ao poder público que colocasse banheiros químicos para atender um pedido da população.

A vendedora, Maria do Carmo, afirmou que é necessário banheiros nas praças, só que também vem à preocupação de saber se vai haver a manutenção desses banheiros. “Infelizmente o poder público disponibiliza os serviço, mas depois esquece que tem cuidar para que o local não se torne um problema”, diz.

Já segundo o mototaxista, Leandro Xavier dos Santos, essa foi uma boa inciativa, já que ele trabalha o dia todo na rua e não tinha onde usar o banheiro. “O nosso trabalho é nas ruas e fazemos pontos nas praças, então, esses banheiros vieram para facilitar, não vou precisar mais pedir para usar o sanitário dos estabelecimentos”, conta.

Leia também:  Ex-governador do Rio Grande do Sul visita Prefeitura

Os donos dos quiosques que ficam nas praças centrais são quem não gostaram muito da ideia de ter banheiros próximos aos seus estabelecimentos, devido ao mau cheiro. O secretário de Meio ambiente, Lindomar Alves, afirmou que realmente chegou a receber reclamação de um comerciante da praça dizendo que os banheiros estariam atrapalhando. “Mas já pedimos para empresa responsável pelos banheiros para retirar e colocar em outro ponto da praça”, fala.

Banheiros químicos na Praça dos Carreiros - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Lindomar explicou que os banheiros químicos vão ficar nesses locais provisoriamente e que, por enquanto, eles estão funcionando apenas como um teste para se ver se funciona e como funciona. “A empresa Novo Clima em Rondonópolis se prontificou a colocar os banheiros gratuitamente durante 30 dias para que fosse feito uma experiência. Após esse período a empresa vai fazer a retirada e o poder público vai analisar como esses locais foram utilizados pela população para depois concentrar somente onde há a necessidade”, afirma.

Leia também:  Cerca de 1 mil famílias ocupam fazenda do Ministro Blairo Maggi em Rondonópolis

Por enquanto, foram colocados na Praça Brasil, Praça dos Carreiros, Praça da Saudade, Praça da Lions, Horto Florestal, Parque das Águas, na Feira da Vila Operária e do Conjunto São José.

Para o secretário até a instalação definitiva dos banheiros químicos ainda serão necessários muitas análises como, por exemplo, para saber o tempo de manutenção e se há a necessidade de se colocar guardas para tomar conta desses locais. “O intuito desses banheiros é de atender os cidadãos que vem cobrando o poder público devido à falta de sanitários, mas a própria população tem que colaborar e ajudar a cuidar desses locais”, alega.

Lúcia Rodrigues, funcionári administrtiva da Novo Clima, explicou que durante esses 30 dias os banheiros vão funcionar 24h para atender a população e que a limpeza será feita diariamente. Lúcia também comentou que há um técnico da empresa que está supervisionando esses banheiros. De acordo com a funcionária ainda não foi calculado um valor para saber o quanto se gastaria para contratar o serviço.

Leia também:  Rondonopolitanos devem pagar até R$ 100 no gás de cozinha
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.